domingo, 3 de maio de 2020

AMIZADES E AFEIÇÕES

Conduta espírita: amizades e afeições


1) Conteúdo
        A conduta espírita: amizades e afeições.

2) Objetivos
        Caracterizar as amizades e as afeições, por meio da vivência cotidiana e pela visão espírita;
       Estabelecer conexões com a vida cotidiana pelos vídeos assistidos;
      Identificar atitudes que sustentam ou desagregam amizades.

3) Primeiro momento
      Encadeamento com a aula anterior: o teste sobre a preguiça (aula da Patrícia);
     Início de conversa: a preguiça pode atrapalhar o convívio social. Isolamento... mas ninguém vive isolado, nem mesmo um monge budista no alto de uma montanha...

4) Atividades
     Vídeo “O monge e o cãozinho” + comentários sobre a amizade;

     Definição de amizade – O que é a amizade? Explosão de ideias com os evangelizandos – anexo 1.

     Os amigos pela visão espírita – palavras de Emanuel (O Consolador) – anexo 1 + frase de Jesus – anexo 2.

     O problema das aparências === ser amigo do outro para agradar... + vídeo “Aparências”, de Marina Miranda.

      Em dois grupos, pensar como podemos pensar em: i) atitudes que sustentam amizades? E ii) atitudes que desagregam amizades? – anexo 3.
       Os três grandes amigos:
Escutar e esclarecer: Deus, Jesus e o nosso Anjo da Guarda. Estão sempre conosco, nos protegem e torcem por nós, sem esperar retorno.
5) Momento final
*      Oração do amigo – anexo 4.

6) Referências
“Amizade verdadeira - o monge e o cãozinho”. Filme de animação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RD6nCF8nEWM.
“Aparências”. Vlog de Marina Miranda. Disponível em: www.febtv.com.br
DIJ – FEB. Plano de aula 8. Pré-Juventude. VI Unidade: Conduta Espírita – Vivência Evangélica.


Quem pode dizer o que é amizade?
      Sentimento que nasce do amor; a amizade é uma troca, damos e recebemos.
      Sentimento elevado que nos aproxima uns dos outros;
      Desejo sincero de amar, servir, ajudar e edificar a felicidade do próximo.
      Amizades são mais importantes que todos os bens materiais, porque elas não se acabam e nos dão suporte quando temos ou não a matéria.
      Amizades verdadeiras continuam no plano espiritual.
     Jesus chamava seus apóstolos de amigos, pois estes lhe acompanharam em sua jornada terrena.
  Os amigos são Espíritos simpáticos, por quem temos afeto e confiança, são os nossos companheiros de jornada que facilitam a nossa existência.
   Nossos primeiros amigos devem ser nossos pais ou pessoas responsáveis por nós. Eles são os companheiros que nos auxiliam, consolam, estando presente nas horas difíceis e nos momentos alegres.
    Amigos sempre nos aconselham para o bem.


Amizades se desagregam...
     Descuido de manter a amizade; olhar agressivo; palavra ríspida; atendimento hostil; lamentação constante; irreverência e frivolidade; irritação contínua; queixa sem cessar; pessimismo.


O que um verdadeiro amigo faz?
      Serve com amor
      Ajuda a crescer (concorda com o acerto e repreende o erro). Perguntar quem quer citar um exemplo? Pais, professores, evangelizadores... Ressaltar que a amizade inicia- se no próprio lar, cultivada através do respeito mútuo.
      É companheiro, nas horas boas e nas horas ruins (explicar por quê: fortalece nas horas difíceis e aumenta a alegria nas horas boas).
     Ajuda a construir a nossa verdadeira felicidade, que é através da prática do bem.


Quem pode responder quais são os três grandes amigos que nós temos em comum?
Escutar e esclarecer: Deus, Jesus e o nosso Anjo da Guarda. Estão sempre conosco, nos protegem e torcem por nós, sem esperar retorno.

 Oração do Amigo
Senhor, faça com que eu partilhe a vida com meus amigos.
Que eu seja tudo para cada um deles.
Que a todos dê minha amizade, minha compreensão,
meu carinho, minha simpatia, minha alegria,
minha solidariedade, minha atenção, minha lealdade.
Que eu os aceite e os ame como são.
Que eu seja um refúgio poderoso e um amigo fiel.
Faça com que permaneçamos unidos (as), pela nossa eternidade.
Que essa amizade floresça sempre como um belo jardim,
para que nós possamos nos lembrar com gratidão.
Que sejamos todos cúmplices de bons e maus momentos.
Que eu possa estar presente sempre que precisarem,
mesmo que seja só para dizer: "Oi , tudo bem com você?"
Senhor!... presente em meu coração!
Eu peço que continue a nos guiar, amparar e proteger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário