Tema: O Ambiente Familiar e A Conquista da Paz
Idade: 07 a 10 anos
Objetivos: Levar as
crianças a descobrirem, de acordo com a visão Espírita, de que maneira boas
atitudes ajudam a melhorar o ambiente familiar e a conquistar a paz.
ATIVIDADE INICIAL
Espalhar,
antecipadamente, várias imagens de famílias pelo chão (ou em um varal).
O evangelizador já tem que levar prontos
essas figuras e imagens – recortes de revistas, jornais, fotos,etc (não há
tempo na hora para os evangelizandos procurarem e recortarem de revistas).
Colocar
famílias em diversas situações, conversando, discutindo, abraçando, dando
carinho, brincando;
Pedir para as crianças andarem pela sala
e escolherem qualquer uma daquelas figuras que estão espalhadas.
Não
induzir para a criança escolher uma figura que retrate a sua família. Cremos
que a criança escolhe naturalmente uma figura que retratar a sua realidade ou
uma figura que representa como ela gostaria que fosse a família dela
Conversar com as crianças a partir do
desenho que elas escolheram.
Não é uma conversa
demorada, mas uma introdução.
Pode-se pedir para
cada uma falar um pouco da sua família.
As famílias não são iguais e cada um tem a família necessária para
crescer e aprender coisas importantes para ser feliz;
Cada pessoa que faz parte da família tem características físicas e
gostos diferentes. Uns são magros, outros mais gordos, uns baixos, outros
altos, uns gostam de comer chocolate, outros gostam de tomar sorvete, mas cada
um tem qualidades especiais e todos são importantes;
Os nossos amigos
podem ter famílias diferente da nossa, mas todas são importantes. Devemos
respeitá-las e demonstrar o nosso carinho através da amizade;
Um bom ambiente familiar depende das nossas atitudes;
Todos os espíritos são irmãos e forma uma grande família universal.
Entregar
uma folha (ou o modelo de rosto) e pedir para a criança desenhar a pessoa mais
legal da família dela ou a que ela mais gosta;
Após o desenho, cada uma apresenta dizendo o seu
nome, quem desenhou e o que foi que essa pessoa fez que a deixou feliz.
Pedir
para eles colocarem o nome deles no desenho
Disponibilizar
3 cartazes (cartolina ou papel pardo - depende do nº de crianças).
À
medida que for apresentando o seu trabalho a criança escolhe um dos cinco
cartazes disponíveis (o número de cartazes depende da quantidade de crianças) e
cola a sua figura, de forma que ao final cada cartaz representará uma “família”
(um grupo) para a atividade seguinte.
É
preciso limitar o número de figuras por cartazes para que os grupos fiquem com
o mesmo número de crianças
Dividir
as crianças em grupos de acordo com a atividade anterior para a mini-gincana;
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