segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O AMBIENTE FAMILIAR E A CONQUISTA DA PAZ

Tema: O Ambiente Familiar e A Conquista da Paz
Idade: 07 a 10 anos

Objetivos: Levar as crianças a descobrirem, de acordo com a visão Espírita, de que maneira boas atitudes ajudam a melhorar o ambiente familiar e a conquistar a paz.

ATIVIDADE INICIAL
      Espalhar, antecipadamente, várias imagens de famílias pelo chão (ou em um varal).
  O evangelizador já tem que levar prontos essas figuras e imagens – recortes de revistas, jornais, fotos,etc (não há tempo na hora para os evangelizandos procurarem e recortarem de revistas).
  Colocar famílias em diversas situações, conversando, discutindo, abraçando, dando carinho, brincando;
  Pedir para as crianças andarem pela sala e escolherem qualquer uma daquelas figuras que estão espalhadas.
   Não induzir para a criança escolher uma figura que retrate a sua família. Cremos que a criança escolhe naturalmente uma figura que retratar a sua realidade ou uma figura que representa como ela gostaria que fosse a família dela
  Conversar com as crianças a partir do desenho que elas escolheram.
  Não é uma conversa demorada, mas uma introdução.
 Pode-se pedir para cada uma falar um pouco da sua família.
 As famílias não são iguais e cada um tem a família necessária para crescer e aprender coisas importantes para ser feliz;
 Cada pessoa que faz parte da família tem características físicas e gostos diferentes. Uns são magros, outros mais gordos, uns baixos, outros altos, uns gostam de comer chocolate, outros gostam de tomar sorvete, mas cada um tem qualidades especiais e todos são importantes;
  Os nossos amigos podem ter famílias diferente da nossa, mas todas são importantes. Devemos respeitá-las e demonstrar o nosso carinho através da amizade;
 Um bom ambiente familiar depende das nossas atitudes;
 Todos os espíritos são irmãos e forma uma grande família universal.
 Entregar uma folha (ou o modelo de rosto) e pedir para a criança desenhar a pessoa mais legal da família dela ou a que ela mais gosta;
Após o desenho, cada uma apresenta dizendo o seu nome, quem desenhou e o que foi que essa pessoa fez que a deixou feliz.
 Pedir para eles colocarem o nome deles no desenho
 Disponibilizar 3 cartazes (cartolina ou papel pardo - depende do nº de crianças).
 À medida que for apresentando o seu trabalho a criança escolhe um dos cinco cartazes disponíveis (o número de cartazes depende da quantidade de crianças) e cola a sua figura, de forma que ao final cada cartaz representará uma “família” (um grupo) para a atividade seguinte.
 É preciso limitar o número de figuras por cartazes para que os grupos fiquem com o mesmo número de crianças
 Dividir as crianças em grupos de acordo com a atividade anterior para a mini-gincana;


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