terça-feira, 21 de agosto de 2012

VIDA DE PAULO

Imagem relacionada

VIDA DE PAULO (baseado no Livro Paulo e Estevão de Emmanuel – Psicografia de Chico Xavier)

Convém que, em aulas anteriores, o expositor explique ligeiramente a seqüência de fatos que antecederam a presente narrativa:
a vida e missão de Moisés, o trabalho dos profetas e o objetivo da vinda de Jesus e seus ensinamentos.
Explique também que a contagem de anos da nossa era se iniciou com o nascimento de Jesus.

Capitulo I - Tema Docilidade – Serenidade – Resignação

Na cidade de Corinto, na Grécia, havia uma família de judeus composta de pai e dois filhos: um rapaz e uma jovem.
A moça, cujo nome era Abigail, tinha 18 anos e era muito formosa. O rapaz Jesiel, deveria ter uns 25 anos. Jesiel gostava de ler os ensinamentos de Moisés e dos profetas, de onde tirava belas lições de amor, dever, obediência e perdão.
Estávamos no ano 34 da nossa era, um ano após a morte de Jesus Cristo. Os romanos, que dominavam a Grécia,fizeram cruéis perseguições aos habitantes locais, principalmente aos israelitas – dos quais tiravam as propriedades e muitas vezes a vida.
Foi assim que o pai de Jesiel foi morto, Jesiel feito escravo e apenas Abigail conseguiu refugiar- se junto a uma família amiga.
Posto como escravo nas galeras (embarcações) romanas, Jesiel logo chamou atenção pela sua atitude serena,diferente da de revolta dos demais prisioneiros. A todos animava com seu exemplo e sabias palavras, mostrando que qualquer serviço é digno e que os sofrimentos devem ser suportados com
resignação.
Certa vez, embarcou no navio em que Jesiel servia, um jovem romano ilustre de nome Sergio Paulo. No meio da viagem, esse importante passageiro, que era tratado com a maior atenção,foi vitima de violenta febre, altamente contagiosa.Receosos, todos os amigos o abandonaram. O comandante, não querendo expor-se ao perigo de contagio, resolveu escolher um dos escravos mais bem educados para tratá-lo.
O indicado foi Jesiel, que se dedicou ao tratamento do enfermo com toda a ternura do seu coração.
Dentro de algum tempo, como resultado dos cuidados de Jesiel,o jovem romano começou a restabelecer-se. O dedicado enfermeiro porém, foi tomada de febre maligna, e visto ser escravo, o comandante decidiu atirá-lo ao mar,para que não contaminasse os demais passageiros.
Sergio Paulo, que ficara profundamente agradecido a Jesiel, pediu que em vez de ser lançado ao mar, o jovem fosse deixado nas praias de Jope, porto
da Palestina. Para que ninguém ficasse sabendo que contra as leis romanas, dera liberdade ao escravo grego, Sergio Paulo fez constar nos livros de bordo que Jesiel fora lançado ao mar e pediu a este que, se sobrevivesse a doença, mudasse de nome, para que todos ignorassem o que acontecera.
Levado á praia, Jesiel ali ficou, cheio de dores, com febre alta. Nisto aproximou- se um malfeitor..... (continua no próximo capítulo).










Nenhum comentário:

Postar um comentário