segunda-feira, 25 de março de 2013

JOGO DAS ESCOLHAS



Colocar, em papéis recortados, expressões/palavras que traduzam ações. Formar dois grupos e orientá-los para que sorteiem entre si a opção pelo BEM ou pelo MAL (esclarecer que se trata de um jogo apenas)ou deixar ao acaso.

Entregar a cada grupo as expressões condizentes com a escolha feita / ou sortear fichas misturadas, aleatoriamente. Separar os grupos em duas filas, dispostas frente a frente.

Para cada “escolha” apresentada por cada participante (um por vez, os grupos alternando-se), deverão os participantes do grupo contrário mencionar, rapidamente, uma ou mais conseqüências da opção mencionada.

Ex. 1: “Eu escolho... ser invejoso.” Conseqüências possíveis (a serem mencionadas pelo grupo adversário): “Viver infeliz, sem se contentar com o que tem”, “Ser criticado pelos outros”, “Não ter nada nunca na vida, porque só se preocupa com o que os outros têm”, etc. Prejudicar aos outros... 

Ex. 2: “Eu escolho... Ser carinhoso e delicado”. Conseqüências: “Ter muitos amigos”, “Ser muito amado e querido”, “Receber muito carinho dos outros”.

Para cada acerto dos grupos, marcar em um papel um ponto. Caso o grupo adversário não consiga apontar uma ou mais conseqüência, o próprio grupo pode fazê-lo e ganhar o ponto. No final, somar os pontos e ver quem ganhou a competição. Se, por acaso, o grupo do “mal” ganhar, explicar que só ganhou porque apontou as conseqüências do Bem.

EU ESCOLHO...




Amar.




EU ESCOLHO...




Ajudar aos outros.




EU ESCOLHO...



Compreender os outros.





EU ESCOLHO...



Crescer e evoluir.





EU ESCOLHO...



Sorrir.





EU ESCOLHO...



Perdoar e esquecer as ofensas.





EU ESCOLHO...



Ouvir os outros.





EU ESCOLHO...



Me doar aos outros.





EU ESCOLHO...



Ser honesto e verdadeiro.





EU ESCOLHO...



Ser amigo e leal.






EU ESCOLHO...




Ser carinhoso e delicado.




EU ESCOLHO...




Ser bondoso e caridoso.




EU ESCOLHO...



Preservar a Natureza.





EU ESCOLHO...



Ser simples e humilde.





EU ESCOLHO...



Ser cuidadoso.





EU ESCOLHO...



Ser responsável.





EU ESCOLHO...



Ser vaidoso.





EU ESCOLHO...



Ser egoísta.





EU ESCOLHO...



Ser ciumento e possessivo.





EU ESCOLHO...



Ser imprudente e irresponsável.






EU ESCOLHO...




Ser preguiçoso.




EU ESCOLHO...




Roubar.




EU ESCOLHO...



Matar.





EU ESCOLHO...



Agredir e brigar – ser violento.





EU ESCOLHO...



Ser invejoso.





EU ESCOLHO...



Humilhar e desprezar os outros.





EU ESCOLHO...



Guardar ódio e rancor.





EU ESCOLHO...



Me vingar.





EU ESCOLHO...



Fofocar sobre a vida alheia.





EU ESCOLHO...



Ser irônico e amargo.






EU ESCOLHO...




Ser mal educado e grosso.




EU ESCOLHO...




Ofender os outros.




EU ESCOLHO...



Ser mentiroso e falso.





EU ESCOLHO...



Poluir.





EU ESCOLHO...



Ser orgulhoso.





EU ESCOLHO...



Prejudicar/lesar os outros.





EU ESCOLHO...



Criticar os outros, destrutivamente.





EU ESCOLHO...



Ser indiferente.





EU ESCOLHO...



Acreditar em Deus e ter Fé.





EU ESCOLHO...



Não crer em Deus, não ter Fé.







Nenhum comentário:

Postar um comentário