segunda-feira, 4 de julho de 2011

RESPEITO A VIDA DE TODAS AS PESSOAS

Objetivo: Reconhecer que a nossa vida ou a do próximo é uma oportunidade de evolução espiritual que deve ser preservada em qualquer circunstância.
- apresentar a seguinte situação:
(que pode ser encenada/dramatizada por dois evangelizadores).

Certo dia, depois do trabalho, Tonico chegou irritado em casa e disse para a irmã:
- Minha vontade era ser rico. Se eu ganhasse na loteria compraria uma casa... casa não, compraria uma mansão e ia morar bem longe de vizinho, longe de gente, bem longe de tudo. Vizinho só serve para pertubar a vida da gente.
- Ei, que bicho te mordeu hoje? – perguntou Rita sua irmã. Nossos vizinhos são pessoas de bem, trabalhadoras, e na hora que a gente precisa, eles sempre noS ajudam. Hoje mesmo, mamãe ganhou uma bolsa cheia de verduras lá da horta da Dona Hilda. Com essas verduras mamãe está fazendo bolinhos para o jantar, viu?
Que mania de reclamar e não ver o bem. Muda isso, meu irmão! E vai logo tomar seu banho e vem jantar porque está ameaçando chuva e pode faltar luz.
Mais tarde, já de madrugada, o temporal foi arrasador. Uma parte do telhado da casa de Tonico caiu e a família recebeu abrigo na casa de dona Hilda, sua vizinha.
a partir do caso, promover a reflexão e o debate sobre as seguintes questões:
- será que se fosse oposta a situação, ou seja, a casa de dona Hilda tivesse ficado sem telhado, o Tonico a ajudaria?
- se você fosse amigo do Tonico, o que diria a ele depois de ser abrigado por dona Hilda?
- de alguma maneira você já ajudou um vizinho? E gostaria que ele também te ajudasse?
- dizer que há animais que se ajudam mais do que os seres humanos, como é o caso das abelhas. Entregar o texto do anexo 1 para as crianças. Pedir que cada um leia uma parte.
- propor a dramatização “Tenho Espírito de Abelha?”

A COMUNIDADE DAS ABELHAS

As abelhas formam comunidades bem organizadas. Cada animal coloca a sobrevivência da colméia acima da sua própria sobrevivência.
Nas colméias, as abelhas operárias colhem o néctar das flores, alimentam as larvas, produzem a cera com que a colméia é construída (ou aumentada) e fazem a sua limpeza. As operárias não põem ovos, mas têm a boca e as patas especializadas para a colheita do pólen das flores.
As operárias vivem cerca de um mês, mas a rainha pode viver cinco anos e produz milhares de ovos. As larvas que saem dos ovos são alimentadas com mel e pólen durante dois dias. Depois, a larva que vai originar a nova rainha recebe uma alimentação especial: a geléia real.
Mas o que há de mais interessante na comunidade das abelhas é a comunicação entre elas. Quando uma abelha descobre uma fonte de alimento, ela executa uma “dança”, informando a localização do alimento.

TENHO ESPÍRITO DE ABELHA?

Dividir a turma em dois grupos, cada grupo deverá escolher uma situação e encená-la.

SITUAÇÃO A:
A mãe de Priscila sai para o trabalha e pede a ela que coloque o lixo na lixeira do prédio. Ela diz que sim, que colocará. Na hora que ela ia colocar o lixo na lixeira do corredor do seu andar, começa o seu programa favorito na TV. Ela então pega o lixo de qualquer jeito, e sem fechar o saco plástico, ela joga tudo na lixeira. Dona Zinha, que era sua vizinha, vê o que Priscila fez, lhe fala educadamente que ela não deve fazer isto, porque atrai rato, barata e vários insetos, que depois podem entrar dentro dos apartamentos trazendo doença. O que vai fazer Prisicla... o grupo monta o resto da história.

SITUAÇÃO B:
Marcinha é super agitada, não para quieta. Quando chega da escola, com fome, sobe as escadas do prédio feito um foguete. Morrendo de fome, só pensa em comer logo. Um dia ao chegar no prédio, seu Juvenal, porteiro do prédio, pediu a ela que entregasse a dona Maricota, vizinha de Marcinha, um remédio que a farmácia acabou de entregar na portaria. Ele explica que dona Maricota está doente, e não pode descer para buscar o remédio. E ele, seu Juvenal não pode deixar a portaria, pois a sindica disse que hoje vai chegar uma mudança no prédio, e já esta na hora de chegar a tal mudança. Marcinha diz que não pode fazer o favor pois está morta de fome... seu Manoel, um dos moradores do prédio ouve a conversa e diz a marcinha que... o grupo monta o fim da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário