ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 08
Departamento de Evangelização da Criança (DEC) III CICLO “B”
IDADES: 11 / 12
1. TEMA: Os Evangelistas.
2. OBJETIVO: A criança deverá identificar, nos evangelistas, missionários incumbidos de deixar registrado, em benefício da evolução da Humanidade, os ensinos e feitos de Jesus.
3. BIBLIOGRAFIA:
Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.
Atos do Apóstolos.
A Caminho da Luz (Emmanuel/F. C. Xavier).
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Interrogatório.
Sugestões de perguntas:
- De que tratam os livros do Novo Testamento, chamados “Evangelhos”?
- O que significa a palavra “evangelho”?
- Quem quer citar os nomes dos evangelistas?
O Evangelizador apresentará um volume da Bíblia ou um que contenha apenas o “Novo Testamento”, para que as crianças localizem os quatro Evangelhos.
b) Desenvolvimento: “Evangelho” significa “boa nova”, “boa notícia”, “boa mensagem”.
Os evangelistas, ou seja, os quatro escritores que relatam a vida e os ensinos de Jesus são: MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO. Eles escreveram sobre aquilo que viram, que vivenciaram, ou do que lhes foi narrado por testemunhas dos fatos ocorridos com Jesus.
Dos doze Apóstolos (“enviados”, “mensageiros”), Mateus e João conheceram Jesus pessoalmente e acompanharam os Seus passos, sendo, pois, testemunhas dos fatos que narram e ouvintes das palavras que registram nos seus escritos. Já Marcos e Lucas não foram apóstolos diretos do Mestre, mas contemporâneos. Entretanto, sempre estiveram em contato com aqueles que seguiram Jesus, ouvindo as narrativas sobre os fatos então conhecidos.
No princípio, nos primeiros anos do Cristianismo nascente, a vida e os ensinamentos do Mestre eram transmitidos oralmente. Somente dezenas de anos depois do regresso de Jesus à Vida Maior é que foram escritos os Evangelhos. Alguns fatos foram interpretados pelos Evangelistas, podendo notar-se, por isso, algumas diferenças pequenas nas descrições, mas, não, de conteúdo. No entanto, no geral, eles registraram fielmente, o que vivenciaram (Mateus e João) ou aquilo que lhes contaram (Marcos e Lucas), não comprometendo, assim, a compreensão da mensagem consoladora do Mestre Jesus.
A seguir, algumas informações sobre cada um dos evangelistas:
MATEUS - Era publicano, ou seja, cobrador de impostos. Antes, tinha o nome de Levi. Certo dia, passando Jesus em frente a uma tenda, à beira da estrada, viu Mateus sentado e disse-lhe: “Segue-me”, e ele, deixando tudo, O seguiu. Mateus pregou os ensinos de Jesus em muitas localidades. Escreveu o seu Evangelho em hebraico, língua antiga dos hebreus, provavelmente entre os anos 60 e 70 d.C.
MARCOS - Jovem judeu, chamava-se João Marcos. Trabalhou na divulgação dos ensinos de Jesus com Pedro e com Paulo, tendo viajado com ambos. Segundo uns, teria escrito o seu Evangelho após a morte de ambos. Para outros, entretanto, o relato da vida e dos atos de Jesus lhe teria sido dado por Pedro. Quase a totalidade do que está contida nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Seu Evangelho foi escrito por volta do ano 65 d.C.
LUCAS - Grego de nascimento, era médico. Além de um Evangelho, escreveu, também, os “Atos” (dos apóstolos). Foi companheiro de viagem de Paulo. Não foi testemunha dos fatos que narra no seu Evangelho, mas colheu cuidadosamente as informações que lhe foram dadas pelos Apóstolos e por Maria, mãe de Jesus. Era muito culto, sendo o seu estilo literário considerado elegante. Escreveu o seu Evangelho por volta do ano 60 d.C.
JOÃO - Pescador, era o mais jovem dos discípulos de Jesus. Era irmão do apóstolo Tiago. Divulgou os ensinos de Jesus pela Ásia Menor (atual Turquia), fundando diversas comunidades cristãs. Desencarnou muito idoso, com cerca de 96 anos. Além de um Evangelho, escreveu três epístolas (cartas) e o “Apocalipse” (que significa “revelação” e é o último livro da Bíblia). O seu Evangelho foi escrito em grego, por volta do ano 95 d.C.
Emmanuel, no livro “A Caminho da Luz”, diz que a grandeza da doutrina de Jesus “não reside na circunstância de o Evangelho ser de Marcos ou de Mateus, de Lucas ou de João; está na beleza imortal que se irradia de suas lições divinas, atravessando as idades e atraindo os corações”.
Devemos estudar os Evangelhos? Por quê? Como? O estudo deve ser feito à luz da Doutrina Espírita, que nos amplia a compreensão sobre a excelsa missão do Cristo, procurando extrair dos seus ensinamentos o “espírito que vivifica” e viver a sua mensagem de Amor e Caridade, exemplificando-a no dia-a-dia, a fim de nos renovarmos intimamente.
c) Fixação e/ou avaliação: Interrogatório.
Exemplos de perguntas a serem feitas às crianças:
- Qual o conteúdo dos quatro Evangelhos?
- Os Evangelhos são importantes para a Humanidade? Por que?
- Como foi o trabalho desenvolvido pelos evangelistas para escreverem os Evangelhos?
- Devemos estudar os Evangelhos? Por que?
- Quem pode citar alguns ensinamentos de Jesus, contidos nos Evangelhos?
d) Material didático: Exemplar da Bíblia (ou um volume contendo apenas o “Novo Testamento”), para que as crianças possam manusear e localizar os quatro evangelhos.
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