segunda-feira, 11 de maio de 2015

PAI NOSSO

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PAI NOSSO


Atividade 1:

Iniciar a aula propondo que alguns alunos representem com mímica as palavras que representam o tema do estudo da aula, para sensibilizá-los.

Exposição: Oração do Pai Nosso 

Relembrar que podemos orar em qualquer lugar e momento. Falar das características da prece: sinceridade, humildade, amor e fé em Deus. A prece é uma conversa com Deus, onde comungamos com Ele. Podemos utilizar da prece para pedir, louvar e agradecer.

Da mesma forma que o corpo não pode subsistir sem o alimento, o Espírito não consegue manter-se em equilíbrio sem a força da oração.

Quando no extasiamos com as belezas naturais, as estrelas do céu, com o sol, com a lua, é uma forma de oração: a glorificação. Podemos louvar a Deus por Sua sabedoria infinita, Sua bondade, Sua providência, Sua grandeza, Seu amor, Sua força, Sua presença, Sua criação, etc.

Também podemos dirigir ao Pai a fim de rogarmos paciência, auxílio espiritual, consolo, iluminação, paz, oportunidades de serviço, perdão pelos enganos cometidos, amparo para terceiros, para os inimigos, etc.

O Pai sempre ouve as nossas rogativas, mas é preciso discernimento para compreender as respostas Dele e aproveitá-las.

Devemos agradecer a Deus pela existência física, por termos uma família, por todas as nossas faculdades e habilidades, pelo alimento, pelo abrigo, pela presença dos amigos, pela saúde, pelo trabalho, por podermos estudar, por todas as coisas boas, e mesmo aquelas que não julgamos tão boas, mas que são, para nós, estímulos ao progresso.

Atividade 2: Atividade em Grupo

 Os alunos serão convidados a formarem 3 ou 4 pequenos grupos (dependendo do número de Evangelizandos presentes). Levar em uma caixinha e pedir que eles peguem de dentro dela 8 papéis dobrados, contendo na parte de cima números de 1 a 8. Nos papéis dobrados estarão as frases da oração Pai Nosso. Pedir a cada grupo que pegue dois destes papéis. Cada grupo, um de cada vez,
elabora a explicação dos versos que lhe couberem, seguidos de elucidações dos evangelizadores.

Em seguida, convidar os alunos para sair da sala e se dirigir a um espaço verde, distribuindo a eles o texto explicativo de cada frase (do livro Pai Nosso do Espírito Meimei, psicografado por Francisco Xavier), para que os evangelizandos comparem com o seu trabalho e comentem. Após cada comentário, os Evangelizadores complementam as idéias, tiram as dúvidas e relacionam os dizeres da oração com as obras de Deus, a natureza que os cerca, a vida, as árvores, os insetos e pássaros.

Atividade 3: Elaboração de cartazes 

Os Evangelizadores convidam a turma para voltar ao ambiente interno da aula, convidando os grupos a elaborarem cartazes que expliquem o que aprenderam com relação à Oração do Pai Nosso, apresentando, depois, ao restante dos Evangelizandos, suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário