quinta-feira, 21 de abril de 2011

REINOS MINERAL, VEGETAL E ANIMAL



OBJETIVO: despertar nas crianças o interesse pelo reino animal, mineral e vegetal, observando as diferenças entre eles, ressaltando a ilteligência do homem.
- Levar alguns matérias para sala de aula e mostrar para as crianças
- Perguntar:
qual a diferença entre esta pedra e esta fruta? Dê um tempo para as crianças pegarem nas mãos e observarem. Leve diversas amostras, se puder.
- Faça outras comparações destacando o Reino Mineral e o Reino Vegetal
- Depois compare o Reino Vegetal e o Reino Animal.
- Qual a diferença entre uma árvore e um animal?
- Procure conversar dentro da linguagem da criança, auxiliando-a a perceber, pela observação direta, as diferenças entre os reinos mineral, vegetal e animal.
- Por último compare o animal com o homem. O que eles têm de diferentes. Destaque principalmente a inteligência especial do homem.
- O importante nesta atividade é que a criança sinta as diferenças pela observação direta, pois elas não conseguem ainda nesta fase raciocinar de forma abstrata.

Trabalhando com os Três Reinos

OBJETIVO: despertar nas crianças o interesse pelo reino animal, mineral e vegetal, observando as diferenças entre eles, ressaltando a ilteligência do homem.
- Levar amostras dos três reinos, separando-as juntamente com as crianças.
- Separe os que não têm vida: areia, pedra, água ... (minerais).
- Separe os que têm vida, mas não andam: folhas, flores, frutos, galhos (vegetal).
- Separe os que têm (ou tinham) vida e andam: insetos, animais, aves (reino animal).
- Destacar que nós, os homens, também temos vida e andamos, mas temos algo mais que os animais: uma inteligência especial.

Um comentário: