sábado, 3 de abril de 2010

LEI DIVINA OU NATURAL

Objetivo: mostrar às crianças as leis humanas e divinas e a necessidades de se ter leis e regras.

Motivação Inicial: Improvisar uma estrada, sendo que as crianças serão os carros. Dividir as crianças em grupos (carros e pedestres, guardas) Coloque varias situações onde os carros andarão sem nenhum limite de velocidade, sem sinalização, enquanto outro grupo de carros tenta um cruzamento na estrada: outra situação em que os pedestres tentarão atravessar sem nenhuma segurança: depois outra situação, mas com placas e guardas de transito.

Desenvolvimento: Conversar com as crianças a respeito da dinâmica, mostrando a necessidades de regras, pedir que as crianças digam outras regras da sociedade (Não fumar, justiça, não pisar na grama, fazer silencio etc)

Em todos os ambientes que freqüentamos, devemos seguir algumas regras para que nossa convivência com as outras pessoas seja o melhor possível. Precisamos criar e cumprir regras para nós mesmos, não para ficarmos presos por elas, mas para que consigamos organizar melhor nossa vida e cumprir nossos objetivos.



E as leis de Deus, onde estão escritas?

Digam algumas leis de Deus


Falar um pouco sobre cada lei (lei do trabalho, conservação, sociedade, justiça amor e caridade, etc) e em como saberemos se estamos agindo certo ou errado. Mostrar as crianças que saberemos quando estamos agindo bem ou mal, perguntando-nos se gostaríamos que fizessem conosco o que estamos fazendo.

Dinâmica: Fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem.

Cada criança escolherá uma tarefa para seu companheio (pular,cantar, chorar etc) mas ao final será ele mesmo que fará a tarefa.

Gostamos do que desejamos ao próximo?

Fixação: Dividir as crianças em dois grupos e cada um deverá confeccionar um cartaz com as regras que serão utilizadas nas aulas de evangelização. Um cartaz será “EU POSSO’ (Na evangelização, em casa, etc) outro o “EU NÃO POSSO” .
Foi muito legal, fui perguntando e escrevendo as opiniões deles em uma folha adesiva. Depois eles recortaram e colaram no cartaz. E depois cada grupo que mostrava seu trabalho, ia explicando os motivos das regras.

Ex: Podemos abraças na evangelização, podemos sorrir, podemos arrumar a sala, não podemos brigar, não podemos gritar, etc.
Levar folhas adesivas, onde as crianças poderão desenhar, pintar e recortar e assim enfeitar o cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário