terça-feira, 27 de outubro de 2009

ORGANIZAÇÃO

UNIDADE - A SOCIEDADE

FAIXA ETÁRIA- 4 a 7 ANOS

Atividade introdutória

Conversar com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com todas  as coisas, sejam elas da natureza, como feitas pelo homem.
EXEMPLOS:
- Plantas: plantar,regar,colocá-las ao sol (muito ou pouco de acordo com o tipo), livrá-las de pragas...
- Material escolar: encapar cadernos e livros não sujar, não rasgar, não dobrar nem arrancar folhas etc.


Atividade Reflexiva

Apresentar um carrinho sem rodas e perguntar:
- Vocês gostariam de brincar com esse brinquedo? Por que? É importante também cuidar dos brimquedos?

Narrar: O CARRINHO AZUL

Avaliar com perguntas a compreensão da história.
- Como Marcelo se sentiu ao receber de presente o carrinho azul?
- Ele soube dar valor a ele?
- O que ele sentiu quando comparou o seu carrinho azul com o vermelho?
- Marcelo mudou de comportamento? O que ele fez?
Organizar as crianças em duplas. Uma delas dirá o nome de um objeto qualquer de casa, peça de roupa etc. A outra criança deverá dizer os cuidados necessários àqueles objeto.

ATIVIDADE CRIATIVA
Dispor caixas de tamanhos diferentes, tesoura,cola, tinta, lápis de cor e sucata em geral (restos de papel de presente, pedaços pequenos de tecido, palitos etc).
Pedir  que as crianças construam objetos, como por exemplo: televisão,carro,boneco...
Pedir que organizem em uma mesa, caixa ou estante, os trabalhos feitos.

O CARRINHO AZUL

Fig.1- Certo dia, seu Antonio entregou um bonito embrulho ao seu neto, dizendo-lhe:
- Marcelo, eu lhe trouxe um presente feito por mim.
O menino ficou muito feliz com a surpresa e, mais ainda, quando abriu o embrulho...
Era um bonito carrinho de madeira pintado de azul.
-Vovô, que lindo! Muito obrigado! - disse Marcelo.
- Que bom que você gostou!  Dei também outro carrinho de madeira para o seu primo Ricardo.
Só que o dele é vermelho. Vocês poderão brincar juntos quando ele vier aqui.
Durante alguns dias Marcelo divertiu-se muito.




Fig.2- Mas sempre que ia para a escola ou fazer alguma outra coisa, esquecia o brinquedo no quintal.
O carrinho foi ficando ao sol e a chuva.



fig.3- Num domingo, Ricardo visitou o primo e trouxe o carrinho vermelho para brincarem juntos.
Mas Marcelo não se lembrava onde tinha deixado o seu carrinho azul.
Procuraram por toda a casa, pelo quintal e nada!




Fig.4- De repente, Xereta, o cachorrinho de Marcelo, passou correndo.
Ele levava alguma coisa azul na boca. Era o carrinho!
Quando o menino pegou finalmente o seu brinquedo... que decepção!
Estava sem rodas, faltando pedaços, descolorido...
Muito diferente do carrinho todo perfeito que o primo ganhou na mesma ocasião. Como foi descuidado!



Fig.5- Marcelo juntou o que havia sobrado do carrinho azul.
Foi ao seu avô e pediu desculpas por ter sido descuidado com o presente.
Seu Antonio ensinou Marcelo a consertar o carrinho, que depois ficou como novo!





Fig.6- O carrinho agora tem um lugar na estante para ficar. Nunca mais Marcelo o perdeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário