terça-feira, 25 de junho de 2013
sexta-feira, 21 de junho de 2013
terça-feira, 18 de junho de 2013
O VALE DOS SENTIMENTOS
Apresentar a história em quadrinhos "O Vale dos Sentimentos".
Pergunta inicial:O que é sentimento?
Apresentar o quadro sobre evolução e trabalhar os conceitos nele contidos.
Propor a questão:
Qual é o sentimento mais importante?
Pedir que respondam por escrito e montar um painel.
Caso apareçam respostas com sentimentos diferentes do amor, questionar se este não engloba os demais.
Apresentar o quadro sobre o amor e sua presença em todos os nossos círculos de vida.
Pedir que definam o amor e, em seguida, apresentar as diversas definições sobre o amor, coletadas em obras diversas.
Trabalhar a musica: VOO, de Alan Kardec Filho
SENTIMENTOS - O QUE SÃO?
Fazer breve resumo da aula anterior e perguntar: Será que sabemos o que sentimos?
Apresentar duas caixas: uma contendo os nomes dos sentimentos; a outra os seus significados.
Dividir em dois grupos, que deverão escolher sentimentos e encontrar seus significados.
Conferir os acertos e corrigir os erros.
A seguir usando somente os nomes dos sentimentos, propor a confecção de um quadro chamado Vícios e Virtudes, onde os mesmos deverão ser arrumados nas colunas correspondentes.
Ressaltar o caminho do aprendizado e a importância de todos os sentimentos até desenvolvermos a plenitude do amor, aprofundando a questão do ESE, CAP XI, item 8: "O Espirito precisa ser cultivado como um campo".
Pergunta inicial:O que é sentimento?
Apresentar o quadro sobre evolução e trabalhar os conceitos nele contidos.
Propor a questão:
Qual é o sentimento mais importante?
Pedir que respondam por escrito e montar um painel.
Caso apareçam respostas com sentimentos diferentes do amor, questionar se este não engloba os demais.
Apresentar o quadro sobre o amor e sua presença em todos os nossos círculos de vida.
Pedir que definam o amor e, em seguida, apresentar as diversas definições sobre o amor, coletadas em obras diversas.
Trabalhar a musica: VOO, de Alan Kardec Filho
SENTIMENTOS - O QUE SÃO?
Fazer breve resumo da aula anterior e perguntar: Será que sabemos o que sentimos?
Apresentar duas caixas: uma contendo os nomes dos sentimentos; a outra os seus significados.
Dividir em dois grupos, que deverão escolher sentimentos e encontrar seus significados.
Conferir os acertos e corrigir os erros.
A seguir usando somente os nomes dos sentimentos, propor a confecção de um quadro chamado Vícios e Virtudes, onde os mesmos deverão ser arrumados nas colunas correspondentes.
Ressaltar o caminho do aprendizado e a importância de todos os sentimentos até desenvolvermos a plenitude do amor, aprofundando a questão do ESE, CAP XI, item 8: "O Espirito precisa ser cultivado como um campo".
quinta-feira, 13 de junho de 2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
quarta-feira, 5 de junho de 2013
segunda-feira, 3 de junho de 2013
ABECEDÁRIO DAS VIRTUDES
JANIZE MONTEIRO
EDMAR R. THIENGO
A
Nós somos
quatro letrinhas
Unidas para
formar
A mais bela
das virtudes
Você quer
adivinhar?
Quem tiver
esta virtude
Bem dentro
do coração
Todo mundo
vai olhar
Como se
fosse um irmão.
Será que você
já sabe
Do que eu
estou a falar?
Se ainda não
descobriu
Mais uma
pista vou dar...
Começa com a
letra a
A palavrinha
em questão
Pequenina no
papel,
Mas, grande
no coração.
Toda a vida
de Jesus,
Nosso Mestre
e Salvador,
Foi exemplo
permanente
Da virtude
que é o AMOR.
B
São duas
belas irmãs
BENEVOLÊNCIA E BONDADE
Amparando e
socorrendo
Ao que tem
necessidade.
Nesta
família fraterna
Onde tem
felicidade,
Encontrou
abrigo certo
Também a BOA-VONTADE.
C
Quando por
perto estou
Não deixo
ninguém chorar,
Pois logo
mando a tristeza
Ir bater
noutro lugar.
Consolo aos
pobres e aflitos,
Semeio
felicidade...
Só quero o
bem do meu próximo
O meu nome? CARIDADE.
D
Será preciso
insistir
Ter fibra,
força e vontade,
Para que eu
possa existir
No seio da
humanidade.
Muito cedo,
desde a infância
Ao seu lado
quero estar,
É no seu
coraçãozinho
Bons hábitos
cultivar.
Seja na
escola ou no lar,
Eu preciso
estar presente,
Educando com
firmeza
Transformando
toda gente.
Portanto,
esqueça a preguiça,
Busque o
labor que ilumina
E cumpra com
seu dever
Agindo com DISCIPLINA.
E
Existência e
Espiritismo
Equilíbrio e
encarnação
Evangelho e
entendimento,
Esperanto e
Educação.
Viu quanta
coisa bonita
Começa com a
letra E?
A VERDADE
QUE LEMBREI
Nasce com
toda criança
É feliz e
confiante,
Ela se chama ESPERANÇA!
F
Tentei,
tentei, mas não pude
Escrever
nada melhor
Que
explicasse esta virtude
Como um
poeta maior.
Por isso,
peço licença
A quem de
fato detém,
O mérito
desta trova
Mesmo
vivendo no além...
E vou logo
repetindo
Esta beleza
sem par,
Quero ver
você também
Aprender e
admirar.
“Deus muda
às vezes de nome
E sem
revelar quem é,
Se chama
miséria e fome
E vem ver se
tu tens FÉ.”
(Joubert de
Araujo Silva)*
*Poeta
e trovador capixaba
G
Quem se
esforça todo dia
Procurando
oferecer
Num simples
gesto, um sorriso
Vai logo me
conhecer.
Ando sempre
de mãos dadas
Com quem
sabe agradecer.
Com licença
e, por favor,
Não me
esqueço de dizer.
Você que é
criança esperta
J á
descobriu com certeza
Que virtude
eu represento?
Claro! Sou a
GENTILEZA.
J
Jesus
escolheu na Terra
Como berço,
a manjedoura,
Seu exemplo
foi modelo
De lição
imorredoura.
Na palha da
estrebaria
No abrigo
dos animais,
Ele queria
dizer
Que todos
somos iguais.
Por isso,
meu amiguinho,
Guarde no
seu coração,
Que Jesus
fez da HUMILDADE
A mais sublime lição.