segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO


 “70 anos de Paulo e Estevão”

 INTRODUÇÃO AO TRABALHO “AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO” (Da Conversão na Estrada de Damasco até o início da 1.a viagem em Antioquia).

Texto elaborado com base no livro Paulo e Estêvão de Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

SLIDE 1 - Título

 SLIDE 2 – Saulo cego e sozinho na estalagem Cego e sozinho, fica hospedado numa estalagem e após 3 dias recebe a visita carinhosa de um homem chamado Ananias.

SLIDE 3 – Saulo recebe a visita de Ananias Ananias diz a Saulo que foi enviado por Jesus. Impõe as mãos sobre os seus olhos e pede a Deus para que ele veja de novo.

 SLIDE 4 – Ananias entrega os pergaminhos a Saulo Saulo volta a enxergar e emocionado pergunta a Ananias onde poderia conseguir os ensinamentos de Jesus pois queria conhecer as suas lições. Ananias oferece a Saulo alguns pergaminhos do Evangelho. Saulo diz para Ananias que agora usaria todo o seu tempo e entusiasmo para estudar e divulgar as lições de Jesus.

 SLIDE 5 – Saulo na sinagoga Saulo então vai até a sinagoga de Damasco. Sinagoga é o lugar onde os judeus se reúnem para orar e estudar os ensinamentos de Moisés(os 5 primeiros livros do Velho Testamento). Fala aos presentes, contando o que havia acontecido com ele. Fala com detalhes do seu encontro com Jesus na estrada de Damasco. Algumas pessoam começaram a gritar e a xingá-lo e ele é expulso daquele local. Saulo procura Ananias, que o aconselha a se retirar para o deserto.

 SLIDE 6 – Saulo e Gamaliel Vai então para uma cidade próxima chamada Palmira e resolve procurar o seu antigo mestre: o Rabino Gamaliel. Saulo diz para ele que estava confuso. Não sabia como viver dali prá frente. Ninguém acreditava na sua transformação e ele não sabia o que fazer. Seus amigos não o aceitavam mais e se afastaram dele. Não poderia mais continuar sendo um doutor da lei e não sabia como se sustentaria. Gamaliel então lembra que ele poderia desenvolver a profissão aprendida na infância. Como tecelão poderia ganhar a vida. Trabalharia para ter com que se sustentar. Gamaliel presenteia Saulo com uma cópia completa do Evangelho de Mateus e Saulo procura o irmão de Gamaliel, Ezequias, que recomenda que ele fosse trabalhar junto a um casal de empregados dele no Oásis de Dan. Depois de 3 dias Saulo se despede de Gamaliel e vai para o deserto.

 SLIDE 7 –Saulo chega ao oásis de Dan Lá encontra o casal Áquila e Prisca. Saulo fica trabalhando como tecelão no deserto durante 3 anos, e, ao mesmo tempo, estudando o Evangelho junto com Áquila e Prisca, que também eram cristãos.

 SLIDE 8 – Saulo fugindo no cesto Após 3 anos de estudos e meditações, Saulo volta a Damasco e resolve procurar novamente a sinagoga. Fala primeiro sobre Moisés e depois sobre Jesus. Alguns o reconhecem e em gritaria propõem a sua prisão. Saulo se retira da sinagoga. Vai até a casa de Ananias que não pôde abrigá-lo, pois sabia que ele seria procurado lá. Saulo não poderia mais ficar na cidade. Então alguns amigos cristãos o colocam em um cesto e ele desce pelos muros da cidade.

 SLIDE 9 - MAPA Vai a pé até Jerusalém.

 SLIDE 10 – Saulo na Casa do Caminho Chega exausto e dirige-se à Casa do Caminho, onde é recebido por Pedro. Todos ficam desconfiados. Aquele Saulo, doutor da lei, que perseguia os cristãos, agora vem falar em nome de Jesus? Saulo relata emocionado o encontro com Jesus e apresenta o Evangelho que Gamaliel havia lhe dado. Algum tempo depois Saulo fala para Pedro que gostaria de começar sua pregação em Jerusalém, mas Pedro recomenda que ele aguardasse um pouco mais, que fosse embora, porque ainda havia muita mágoa.

 SLIDE 11-MAPA Saulo então resolve voltar a Tarso, sua cidade natal e procurar seu velho pai, na esperança de que ele o compreendesse e o ajudasse no início de sua nova vida.

 SLIDE 12 – Saulo chega à casa do pai em Tarso Bate à porta do lar na esperança de obter abrigo. O seu pai, velho e fraco, vem recebê-lo e pergunta se ele estava curado. Mas como assim? Ele se sentia ótimo, nunca tinha se sentido tão bem assim em toda a sua vida. Saulo conta ao pai o seu encontro com Jesus na estrada de Damasco e diz que esse fato tinha transformado a sua vida. Diz estar certo de que Jesus era o Messias prometido. O pai o expulsa e ele fica muito triste. Chora, mas lembra-se de Jesus e se despede do pai. Quando ia pelo caminho um dos empregados do pai o chama e entrega a ele uma bolsa cheia de moedas. Ele pensa em recusar, mas vendo a sua situação e a necessidade de ser humilde, aceita o dinheiro. Saulo se sente muito só. Se afasta da cidade e caminhando sem destino atingiu os arredores do Monte Tauro próximo de Tarso. Exausto procura abrigo numa caverna abandonada. Via ao longe a cidade e começa a se lembrar do passado, de tudo o que aconteceu desde que conheceu Jesus.

 SLIDE 13 – Saulo se desliga do corpo físico e vê Estêvão Adormece e tem a sensação de que estava flutuando ao lado do corpo. Vê a sua frente Estêvão. Pensa em pedir perdão e não sabe bem o que dizer. Estêvão fala para ele: -Não fique preso aos erros do passado. No mundo todos nós erramos. Saulo não consegue falar. Emocionado, ajudado por Estêvão, ele vê Abigail e ela fala:

 SLIDE 14 – Saulo conversa com Abigail - Está desanimado quando a tarefa apenas começa? Saulo começa a chorar e sente que suas energias são renovadas. Abigail fala para ele: - Ama! Trabalha! Espera! E Saulo: - Mas como? Se muitas vezes os homens não dão importância as lições do Evangelho? E Abigail lhe dá um último conselho: - Perdoa! Saulo então acorda renovado e decidido que iria enfrentar tudo pelo Cristo.

 SLIDE 15- Saulo fica mais 3 anos trabalhando como tecelão em Tarso Compra um tear e, durante 3 anos, fica trabalhando como tecelão perto de Tarso aguardando a hora certa de começar o seu trabalho. Um dia Saulo recebe a visita de Barnabé. Barnabé trabalhava na igreja de Antioquia e procura Saulo para que ele o ajudasse, já que tinha um grande conhecimento da Lei de Moisés e também do Evangelho de Jesus. Em pouco tempo Saulo parte com Barnabé e começa o seu trabalho na cidade de Antioquia.
 SLIDE 16 - MAPA

 SLIDE 17 – A visita de Lucas Foi aí nessa cidade que um dia surgiu um jovem médico chamado Lucas. Ele chegou à cidade e aproximou-se da igreja interessado em aprender algo novo. Logo fica muito amigo de Saulo. Conversavam muito sobre os ensinamentos do Evangelho e, um dia, antes de se despedir da cidade, Lucas dá uma sugestão muito importante aos seguidores do Cristo, os chamados “homens do Caminho”. Fala que poderiam se chamar “cristãos” e assim estariam lembrando a todo instante a presença do Mestre querido. A sugestão de Lucas foi aprovada com grande alegria. Ele parte para a Grécia,e em pouco tempo, em toda a parte a palavra “cristianismo” substituía a palavra “caminho”.

 SLIDE 18-MAPA Barnabé e Saulo vão até Jerusalém, a convite de Pedro.

 SLIDE 19 – Saulo e Barnabé chegam à Casa do Caminho em Jerusalém Quando chegam à Casa do Caminho são recebidos por Tiago. Pedro já não estava mais na cidade. Em Jerusalém, Barnabé visita sua irmã, Maria Marcos, que diz que gostaria que seu filho João Marcos fosse iniciado no trabalho do Evangelho. Saulo então conversa com João Marcos e este se diz preparado. Então parte com Saulo e Barnabé de volta a Antioquia.

 SLIDE 20-MAPA

 SLIDE 21 – Saulo recebe uma inspiração de Estêvão Um dia quando estavam conversando como de costume, Saulo e Barnabé começam a se perguntar: será que os ensinos de Jesus deveriam ficar presos apenas às igrejas(comunidades religiosas) de Jerusalém e Antioquia? Será que não corriam o risco do ensino ficar apenas entre o povo judeu? Havia necessitados, enfermos, criaturas cansadas por toda a Terra. Saulo então sente uma inspiração – era Estevão, em espírito - e fala para Barnabé que era preciso levar os ensinamentos de Jesus para outras pessoas, ir até outros lugares para divulgar e ensinar o Evangelho. Barnabé fica admirado e fala que Saulo poderia contar com ele. Começam a fazer planos. Poderiam visitar inicialmente regiões não totalmente desconhecidas, ensinando o Evangelho aos mais variados agrupamentos e depois iriam até outros lugares diferentes,sempre levando os ensinamentos de Jesus. Foi então que algum tempo depois, Saulo partia com Barnabé e João Marcos em sua primeira viagem missionária. O Mestre chamava-o e para responder ao apelo iria até o fim do mundo.

 Vamos viajar com Saulo?

 AS VIAGENS MISSIONÁRIAS - Trabalho com os mapas das 4 viagens









Nenhum comentário:

Postar um comentário