domingo, 30 de setembro de 2012

PODERES DE JESUS


  Narrar o seguinte fato: César, nas suas férias, ia para o alto de uma colina e lá passava horas empinando uma pipa. Seu irmão menor olhava desde o momento em que César começava a fazer sua pipa, prendia as varas, escolhia a linha adequada e caprichava na rabiola. Depois, observava bem a direção do vento e... Soltava a sua pipa, que ia subindo... Subindo... Até que, de tão alta, parecia um pontinho no céu (anexo 1).






Seu irmão menor resolveu fazer o mesmo. Preparou tudo tal como César fazia, subiu a colina, deu linha, mas...sua pipa não passava de alguns metros do chão...(anexo 2).




Perguntar ao grupo:

 -Se o menino preparava a pipa tal como César, por que a pipa não subia? O que poderia estar acontecendo?

ATIVIDADE REFLEXIVA

 Ouvir as opiniões.Lembrar que talvez o menino, por ser mais novo e menos experiente que seu irmão, não soubesse utilizar-se da energia do vento, avaliar se sua velocidade e direção eram favoráveis ao que ele desejava. Lembrar a multiplicação dos pães, feita por Jesus, e narrada na reunião anterior. Somente Jesus, por ser mais experiente, sabia usar as energias da natureza para realizar fatos que não eram conhecidos pelas outras pessoas. Dizer que várias vezes Jesus realizou coisas maravilhosas e vamos contar duas delas.

 NARRAR: As Duas Curas

 Explicar que para melhor compreensão dos poderes de Jesus precisamos fazer uma observação: uma vela acesa produz uma luz fraca, que ilumina um pequeno espaço escuro (anexo 3); mas a luz do sol, por ser incomparavelmente mais forte, ilumina tudo à nossa volta(anexo 4).





Explicar que cada um de nós possui uma energia boa em torno do corpo que é capaz de ajudar os outros e até curar doenças (anexo 5). Mas a nossa energia é tal como a luz da vela: mais ou menos fraca, porque ainda temos erros e pouco amor ao próximo. Jesus, no entanto, possuía uma energia muito boa porque Ele era perfeito e amava a todos. Sua energia era como a luz do sol: muito forte e podia realizar curas maravilhosas.




Apresentar a Fig.5, explicando que Jesus, ao dar a mão para a menina, passou-lhe energia boa de que ela precisava e curou-a. Apresentar a Fig.2 , explicando que nesse caso, a pobre mulher doente tinha fé, isto é, total confiança em Jesus e bastou tocar suas roupas impregnadas das Suas energias de cura que logo foi curada.


Procurar realizar a seguinte experiência: colocar limalha de ferro sobre um papel e aproximar, depois, um imã, de preferência grande. As crianças observarão que a energia magnética do imã atraiu a limalha para os polos. Comparar com a energia da fé da mulher que sofria de hemorragias,que funcionou como a energia magnética atraindo as energias de cura. Concluir valorizando o poder da fé e do amor, que nos possibilita ajudar os outros, até auxiliar na cura de doenças pela simples imposição das mãos, quando o fazemos com o pensamento em Jesus.

 ATIVIDADE CRIATIVA

 Oferecer livros e revistas que tenham fotos ou pequenos textos das curas de Jesus. Pedir que as crianças, individualmente ou em grupo, pesquisem e criem pequenos cartazes com desenhos e frases significativas.

 Prece Final

 AS DUAS CURAS (MARCOS, 5:21 A 43; Mateus,9:18 a 26)

 Fig.1- Jesus estava no meio de grande multidão quando um homem importante da sinagoga, chamado Jairo, ajoelhou-se aos seus pés. Jairo era bom marido e bom pai. Mas um fato retirou a alegria de sua família: sua única filha com doze anos, adoeceu gravemente. Jairo chamou os melhores médicos mas nenhum deles conseguiu curá-la. Foi então, que ouviu falar de Jesus. Havia uma esperança para sua filha! E buscou-O no meio da multidão. Jesus concordou em ver a menina.




Fig.2- Com muita dificuldade Jesus ia abrindo passagem pela multidão. Nisso uma mulher, que há muitos anos vinha tendo hemorragia apesar de todos os tratamentos que fazia, conseguiu aproximar-se de Jesus e tocar-lhe as roupas. No mesmo instante, ela sentiu que estava curada.


Fig.3- Jesus perguntou quem havia tocado Suas roupas. A mulher ajoelhou-se diante dele explicando a causa de ter tocado n’Ele e como sentiu-se logo curada. E Jesus lhe disse: -Tem bom ânimo, filha a tua fé te salvou, vai em paz.


                               
Fig.4- Ele ainda estava falando quando chegou um enviado da casa de Jairo, dizendo-lhe aflito: - A tua filha já está morta;não incomodes o mestre. E Jesus, ouvindo respondeu: -Não temas; crê somente e ela será salva. Jesus chegou à casa de Jairo e só deixou entrar com Ele Pedro,Tiago, João,ficando também o pai e a mãe da menina. Todos choravam e Jesus falou-lhes: -Não chorem; ela não está morta, apenas dorme. E segurando a mão da menina disse-lhe: -Levanta-te, menina!





Fig.5- Ela logo abriu os olhos, sorriu e levantou-se. Jesus pediu que lhe dessem de comer. Ficaram muito emocionados. Jesus pediu que a ninguém contassem o que havia sucedido. Jairo olhou cheio de gratidão para o Mestre e falou: -Agradecido para sempre, Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário