segunda-feira, 16 de abril de 2012

ESTUDO, INSTRUMENTO DE PROGRESSO


OBJETIVO:
Reconhecer o estudo como meio de progresso individual e social.

ATIVIDADE CRIATIVA

Com auxilio de uma pessoa o facilitador apresenta uma dramatização entre duas amigas.

-Imagine! Disseram que eu deveria estudar! Na minha idade? 40 anos! Minha cabeça não dá... não vou mais aprender...
- Por que não?
 É só começar e não desanimar. Vai parecer que é difícil porque as células do cérebro estão... como que “sonolentas”. À medida que você estudar e fizer exercícios, o cérebro vai “despertando” e aprenderá cada vez com mais facilidade.
- É assim mesmo? O problema é... “acordar” as células?
-É isso! O estudo vai estimular as células do cérebro e você vai conseguir usar melhor sua inteligência.
- Você não está inventando isso para me animar?
- Claro que não! É pura verdade!

ATIVIDADE REFLEXIVA

Indagar do grupo se considera verdadeiro o que foi dito no diálogo entre essas duas amigas. Ouvir o grupo. Contar a pesquisa com ratos, publicada em uma revista. Os que foram colocados em ambiente com muitos labirintos, que os obrigavam a descobrir as saídas para se alimentarem desenvolveram maior quantidade de células na parte do cérebro que controla o aprendizado e a memória. O mesmo acontece com qualquer pessoa, mesmo na fase adulta. Portanto, em qualquer idade podemos estudar e aprender.
Através do diálogo, trazer casos que evidenciem o valor da motivação para aprender, como, por exemplo, de uma idosa que aprendeu a ler com mais de sessenta anos e passou a viajar, mesmo sozinha, porque não sentiu mais insegurança de não saber ler.
Conversar sobre as dificuldades que algumas crianças sentem para aprender, umas por dificuldades de atenção, outras por problemas emocionais, outras pelo ambiente inadequado no lar e até por falhas da própria escola. Questionar com o grupo como os pais ou os irmãos mais velhos podem ajudar essas, ou qualquer criança, em fase escolar. Será importante não deixar de destacar algumas formas de ajudar como:

Preparar a criança para o ingresso na escola.
Mostrá-la como um local feliz, onde poderá fazer novos amigos. Nunca como um castigo.

Participar de sua vida escolar.
Comparecer às reuniões de responsáveis, encorajar a criança a vencer suas dificuldades, estimular o respeito aos professores e colegas.

Oferecer ambiente favorável ao estudo.
Para estudar e aprender é preciso não desviar a atenção para conversas, televisão etc. A família deve estabelecer um horário de estudo em casa, adequado ás suas responsabilidades. Nesse momento, não solicitar a criança para outras atividades e buscar o Maximo silêncio possível.

Não fazer comparações.
 Cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem. Portanto, não comparar uma criança com outra, pois criará um sentimento de inferioridade que poderá prejudicar toda a aprendizagem.

Respeitar e amar a criança é condição para seu crescimento emocional e intelectual.
Certas situações como separação conjugal, novas uniões, morte ou alcoolismo na família costumam trazer insegurança emocional, maior ou menor, de acordo com a sensibilidade de cada criança, refletindo-se no rendimento escolar.

Concluir que para educar bem uma criança, os pais devem continuamente também educar-se.

ATIVIDADE CRIATIVA

Dividir o grupo em três subgrupos. Para cada um destes, dar uma tira de papel com uma das seguintes frases incompletas:

A alegria que senti na escola e nunca esqueci foi...
Uma dificuldade que senti na escola, mas consegui superar foi...
Nada me aborreceu mais na escola que....

Os participantes do subgrupo completarão a frase com uma experiência vivida.
Depois eles escolherão a experiência mais interessante para ser contada ou dramatizada, de preferência no grupão.

Prece Encerramento

Fonte: Educação do Ser Integral

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