GRAVURAS – Pássaro Livre e Pássaro na Gaiola
INTRODUÇÃO – Perguntar: VOCÊ É LIVRE PARA FAZER TUDO O QUE QUER?
DESENVOLVIMENTO:
Respeito à Natureza, respeito á liberdade que os pássaros têm, pois DEUS OS FEZ LIVRES. Respeito ao nosso vizinho, pois ele não é obrigado a ouvir a música que nós gostamos.
A nossa educação, o nosso respeito esta em regular o volume do som para não incomodar a ninguém, e satisfazer a nos mesmos.
Respeitar as filas e saber esperar a nossa vez.
Saber esperar para falar, quando o outro estiver falando.
Respeitar a maneira de pensar das outras pessoas.
FIXAÇÃO:
Aprendemos com a Doutrina Espírita que temos livre arbítrio e que somos responsáveis por nossos atos.
Os animais não têm livre arbítrio, pois não tem inteligência, só instinto.
Nosso direito termina onde começa o direito do nosso próximo.
Se não tivéssemos livre arbítrio não teríamos responsabilidade pelos nossos atos.
HISTÓRIA: A TARTARUGA
TEMA - LIBERDADE PERANTE A SOCIEDADE
RECURSOS DIDÁTICOS: GRAVURAS
Pessoas presas e pessoas livres.
INTRODUÇÃO – Perguntas
Porque existem cadeias?
Porque existem grades e cadeados nas casas?
DESENVOLVIMENTO - Nos dias de hoje existem pessoas que se comprazem em escravizar o seu próximo.
Falar da liberdade que temos em nosso país. Aqui não existem guerras.
Falar dos outros países que têm regime político diferente do nosso, limitam a liberdade das criaturas que ali vivem.
Falar dos escravos, do dinheiro, do orgulho, da vaidade e dos vícios.
FIXAÇÃO – HISTÓRIA – “O Menino que Fumava”.
Fatos reais que o evangelizador conheça.
Fatos que as crianças conheçam.
TEMA – LIVRE ARBÍTRIO
RECURSO DIDÁTICO – Desenhar na lousa
Duas estradas – uma do mal e outra do bem
Introdução – Com auxílio das crianças escrever dentro de cada estrada respectivamente – atitudes más: matar, roubar, preguiça, não trabalhar, avareza, mentir,etc.
- atitudes boas: trabalhar, servir, amar, amparar, doar, etc.
DESENVOLVIMENTO -
Falar de maneira que as crianças entendam que o livre arbítrio é a nossa livre escolha dessas duas estradas, a do bem e a do mal.
A do bem – para evoluir mais rápido
A do Mal – para evoluir demoradamente e sofrer mais.
Enfatizar – Somos os únicos responsáveis pelo nosso futuro espiritual. O uso indevido do nosso livre arbítrio nos faz sofrer.
FIXAÇÃO – Cada criança emite o seu conceito de liberdade. Desenhar as estradas numa folha e escrever outras atitudes sem serem as já citadas.
INTRODUÇÃO – Perguntar: VOCÊ É LIVRE PARA FAZER TUDO O QUE QUER?
DESENVOLVIMENTO:
Respeito à Natureza, respeito á liberdade que os pássaros têm, pois DEUS OS FEZ LIVRES. Respeito ao nosso vizinho, pois ele não é obrigado a ouvir a música que nós gostamos.
A nossa educação, o nosso respeito esta em regular o volume do som para não incomodar a ninguém, e satisfazer a nos mesmos.
Respeitar as filas e saber esperar a nossa vez.
Saber esperar para falar, quando o outro estiver falando.
Respeitar a maneira de pensar das outras pessoas.
FIXAÇÃO:
Aprendemos com a Doutrina Espírita que temos livre arbítrio e que somos responsáveis por nossos atos.
Os animais não têm livre arbítrio, pois não tem inteligência, só instinto.
Nosso direito termina onde começa o direito do nosso próximo.
Se não tivéssemos livre arbítrio não teríamos responsabilidade pelos nossos atos.
HISTÓRIA: A TARTARUGA
TEMA - LIBERDADE PERANTE A SOCIEDADE
RECURSOS DIDÁTICOS: GRAVURAS
Pessoas presas e pessoas livres.
INTRODUÇÃO – Perguntas
Porque existem cadeias?
Porque existem grades e cadeados nas casas?
DESENVOLVIMENTO - Nos dias de hoje existem pessoas que se comprazem em escravizar o seu próximo.
Falar da liberdade que temos em nosso país. Aqui não existem guerras.
Falar dos outros países que têm regime político diferente do nosso, limitam a liberdade das criaturas que ali vivem.
Falar dos escravos, do dinheiro, do orgulho, da vaidade e dos vícios.
FIXAÇÃO – HISTÓRIA – “O Menino que Fumava”.
Fatos reais que o evangelizador conheça.
Fatos que as crianças conheçam.
TEMA – LIVRE ARBÍTRIO
RECURSO DIDÁTICO – Desenhar na lousa
Duas estradas – uma do mal e outra do bem
Introdução – Com auxílio das crianças escrever dentro de cada estrada respectivamente – atitudes más: matar, roubar, preguiça, não trabalhar, avareza, mentir,etc.
- atitudes boas: trabalhar, servir, amar, amparar, doar, etc.
DESENVOLVIMENTO -
Falar de maneira que as crianças entendam que o livre arbítrio é a nossa livre escolha dessas duas estradas, a do bem e a do mal.
A do bem – para evoluir mais rápido
A do Mal – para evoluir demoradamente e sofrer mais.
Enfatizar – Somos os únicos responsáveis pelo nosso futuro espiritual. O uso indevido do nosso livre arbítrio nos faz sofrer.
FIXAÇÃO – Cada criança emite o seu conceito de liberdade. Desenhar as estradas numa folha e escrever outras atitudes sem serem as já citadas.
Preciso saber onde encontrar as histórias que vcs sugerem para aulas.
ResponderExcluirAPOSTILA DA FEB VC ENCONTRA.
ResponderExcluirgostei do site obrigada lylian
ResponderExcluirOlá!! Boa tarde!!
ResponderExcluirProcurei as histórias com gravuras "A Tartaruga" e "O Menino que Fumava nas apostilas da FEB e não encontrei. Poderia dizer mais precisamente em que local da apostila?
Victor são apostilas bem antigas da FEB.Vc não vai encontrar nessas que eles disponibilizaram no site.
ResponderExcluirMas vc pode substituir por outra historia.