domingo, 11 de outubro de 2020

DESCUBRA O SEU TIPO DE SOLO

 


Para quem não lembra, Jesus, na Parábola do Semeador, se refere a quatro tipos de solo: beira do caminho, pedregoso, espinhento e terra boa.

Baseado nesses tipos de solo, foi distribuído um questionário para que cada um respondesse sinceramente como se sente ou age em determinadas situações. Cada um recebeu então um saquinho e quatro potes, simbolizando os tipos de solo, foram colocados no meio de grupo.
Dependendo de suas respostas, cada um deveria pegar maior ou menor quantidade de cada tipo de solo. Ao final, todos tinham em seu saquinho uma representação do tipo de solo que compõe seu coração.
Uma reflexão importante que surgiu foi que, dependendo das perguntas, o saquinho ficaria mais cheio de um tipo de solo do que de outro. Mudando as perguntas, possivelmente a composição do saquinho mudaria também. Isso nos leva à conclusão de que não somos compostos por apenas um tipo de solo, um tipo de atitude. Ainda estamos no caminho, em processo de aprendizagem. O importante no momento é identificar em que situações agimos como cada tipo de solo para nos conhecermos cada vez mais e a partir daí podermos trabalhar nossas atitudes e pensamentos.
Como conclusão da atividade, foi pedido que os evangelizandos escrevessem em um papel o maior espinho de suas vidas, sem se identificarem. Depois cada um pegou um papel aleatório e deu conselhos sobre como se livrar daquele espinho.
Foram falados os problemas mais diversos, como preguiça, medo, baixa autoestima, dificuldade de relacionamento… Nesse momento, os jovens perceberam que seus problemas são compartilhados por muitos outros e também descobriram que cada um já tem uma semente germinada em si, sendo capaz de aconselhar uns aos outros como lidarem com seus espinhos.
Responda também o questionário e descubra que solos compõe seu terreno íntimo: questionário








Nenhum comentário:

Postar um comentário