quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A TERRA PROMETIDA

PLANEJAMENTO DE AULA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL
DATA:
CLASSE: Jardim
N  ALUNOS:
TEMA: Antecedentes do Cristianismo
AULA: A Terra Prometida
1 - Objetivo: (o que espero que as crianças saibam) Conteúdo: (moral da aula)
3 - Desenvolvimento da aula: (descrever os recursos utilizados para desenvolver a aula: texto, história, teatro, etc.)
Que a Terra Prometida por Deus deve partir de dentro de nós quando praticamos o amor para conosco e para o outro.
Narrar a história: “a paz começa em nossa intimidade”
2 - Motivação Inicial: (recurso e/ou atividades que estimulem a classe para a aula)
4 - Verificação da Aprendizagem: (recursos e/ou atividades para verificar o aproveitamento da classe e/ou individuais)
Relembrar a viagem de Moisés e o Povo Hebreu pelo deserto em busca de uma Terra Prometida.
Distribuir a atividade para colorirem e depois continuar a montar o painel na cartolina com a frase de Jesus.
AVALIAÇÃO GERAL: (Inclusive auto avaliação)


A paz começa em nossa intimidade
A senhora Ann Grace, moradora de uma pequena cidade Norte Americana conta que durante muitos anos costumava ver os meninos da vizinhança a brincar de soldado e bandido. Brincar de guerra, como muitos garotos costumam fazer nos dias de hoje. 
         Ela teve a oportunidade de ver aquela geração crescer e ir para a Guerra. E as vozes e gritos de comando, que antes eram de brincadeira, tornaram-se para eles uma sangrenta realidade. Agora o “você está ferido! Renda-se!” Era para valer.
         Mas, certo dia, quando alguns garotos invadiram o seu jardim, perseguindo outros, com suas metralhadoras de imitação, a Sra. Ann Grace, já com 68 anos de idade, chamou-os para junto de si.
         E quando todos os meninos se reuniram ao seu redor, ela lhes falou da guerra, dos armamentos, da loucura de derramar sangue humano.
         Exaltou, depois, a paz e suas excelentes vantagens. Convenceu-os, por fim, a abandonar as armas de brinquedo e se servirem dos instrumentos esportivos e bolas que ela havia comprado para eles.
         No dia seguinte fizeram uma proclamação, assinada pela Sra. Ann e todos os garotos seus conhecidos. O documento dizia o seguinte: “A paz começa em nossa rua. O mundo em que vivemos seria bem melhor sem armas e com mais justiça e amor.”
         E o pequeno pacto foi concluído por meio de uma fogueira feita com as armas e munições de brincadeira.
         Contemplando, com satisfação, o seu grupo de ex-soldados e bandidos, a veneranda senhora exclamou mais uma vez: “A paz começa em nossa rua.”
         Parafraseando a Sra. Ann Grace, diríamos que a paz começa em nossa intimidade. Somente depois ela invade o lar, sai para as ruas, se espalha pela cidade e ganha o mundo.
         A própria Sra. Grace foi um exemplo disso. Se ela não tivesse sentido na alma a necessidade da paz, não teria proposto o desarmamento aos garotos.
Nos dias atuais, se todos os adultos tomassem uma sábia decisão como a da Sra. Grace, certamente o futuro da humanidade mudaria o seu rumo.
         Mas, para isso, é preciso entender que é loucura derramar sangue humano e compreender as excelentes vantagens de se viver em paz. E essa paz não é apenas a ausência de guerras, mas a paz no seu mais abrangente sentido. 

Segundo momento: conversar com os evangelizandos a respeito da história.
1 - O que não está bom no mundo atual? Como gostaria que fosse o mundo?
2 - Como acha que o mundo pode mudar? O que é preciso mudar em nosso mundo?
3 - O que cada um pode fazer para contribuir nessas mudanças?
4 - Você acha que cada um é importante nisso tudo e pode fazer alguma diferença para contribuir com a melhoria do lugar onde vive?
* Terceiro momento: escrever a frase dita por Jesus em cartolina e colar na parede: “Bem aventurados os mansos e pacíficos, porque herdarão a Terra.”  e perguntar aos evangelizandos o que eles acham que Jesus quis dizer com a frase escrita no quadro. O que devemos entender por mansos e pacíficos? Aquele que diz não às guerras, que tem paciência, não briga, não agride, nem violenta, e fala com doçura e moderação, tem atitudes de paz e de amor. 
Explicar que violência física, verbal ou de pensamentos, geram violência, é lei de ação e reação. Há muito mais coragem na não-violência do que na violência. O caminho da paz é o caminho do diálogo, do entendimento fraterno, do perdão.
O mundo está evoluindo, não pode ficar parado, sempre tudo igual. Jesus prometeu o Reino de Deus na Terra. Um mundo melhor de se viver, para todos, vai acontecer. E nesse mundo chamado de Mundo de Regeneração, os que não são ainda mansos e pacíficos serão como os alunos que repetem de ano, foram reprovados, irão para outra escola (outro planeta), continuar o aprendizado do bem e do amor. E aqui na Terra, com os alunos aprovados, teremos então um mundo de paz, de confiança entre todos, de solidariedade, de igualdade. Um mundo onde as guerras, brigas, corrupções, mentiras, preconceitos, roubos, sequestros serão parte do passado.
Nos Mundos de Regeneração, a felicidade completa ainda não existe, mas um início de felicidade. Ainda há provas a suportar, mas não há mais expiações dolorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário