quarta-feira, 26 de junho de 2019

REINO MINERAL 1

·   PRIMEIRO MOMENTO

a)Retomada das últimas aulinhas: Nesse momento estaremos dentro do “universo” (a sala será escurecida e teremos um efeito de luzes e sons, distribuir aquelas pulseirinhas fluorescentes).Vamos retomar brevemente tudo o que foi visto nas aulinhas passadas.

b)Momento inicial: Falar da explosão (Big ben) e de como as partículas se dissiparam e posteriormente se uniram através da ação do fluido cósmico universal criado por Deus (lembra-los dos espíritos construtores, os engenheiro siderais) . E de como os átomos e as moléculas se reagruparam e se organizaram (por ação deles) formando os planetas (Experiência 1- Imãs).

Momento detonador: Mas entre esses planetas, existe um especial que é o que nós vivemos, A nossa: TERRA, comandada por um espírito muito bom e inteligente que nos ama muito: JESUS( Mostrar a imagem de Jesus amparando o planeta Terra). E sob a direção dele, lá no início, algo aconteceu com nossa Terra: As reações que aconteciam fora, as explosões, algumas partículas, o fogo (Acender um palito de fósforo) se agruparam e formaram o que seria a nossa Terra, uma esfera de fogo mais ou menos assim: (Acender as luzes, Pegar o papel celofane vermelho, dizer que é o fogo e colocar uma parte dentro e outra fora de uma massinha vermelha, formando uma esfera “de fogo”- Mostrar o primeiro desenho). A Terra se formou e era muito muito quente. Além disso, fora da Terra era frio e a superfície começou a esfriar (não focar nisso agora)....Mas dentro....era muito quente e apertado e tudo quis sair...e buraquinhos começaram a abrir do meio da Terra para a superfície e vieram 
a)  os: (Aguardar eles falarem- VULCÕES). (Experiência 2- Vulcão).
a)Retomada: Os vulcões começaram a expelir seu magma, gases, lava, etc... e tudo era tão quente...Mas outra coisa aconteceu também quando as partículas se agruparam, além da formação dessa bola quente. Gases se combinaram  e algo primordial para a vida na Terra surgiu. (Experiência 3- Água oxigenada). A água...e ela caiu...primeiro em forma de chuva ( Borrifar a água neles - chuvinha ).

 Cantar a música – Chuva que cai!

a)Retomada 2: Só que estava muito quente e o que aconteceu? Aguardar sempre a resposta deles! A água evaporou e formou: NUVENS (Experiência 4- Formação das nuvens), que ficaram cada vez mais pesadas e escuras e depois: choveu novamente e esse ciclo se repetiu por várias e várias e várias vezes, durante muito e muitos anos, até que a parte de dentro da Terra ficou quente e a de fora, fria! E sabem o que aconteceu? A bola quente foi esfriando e o líquido que saia dos vulcões foram também e formando as ROCHAS e a AREIA que cobriu a superfície da Terra, formando várias e várias camadas com a ajuda da água, que moldou tudo ( Ir mostrando os outros desenhos a medida que modelamos com eles as várias camadas que foram se formando)....alguns lugares por onde a água  passou ficaram planos...em outros que ela não passou muito e com o movimento dessa grande massa se formaram montanhas, em outros ela secou e se formaram planícies e em muitos outros a água permaneceu e formou os rios, lagos, mares, oceanos, etc... (Mostrar a fonte).

a) Momento do vídeo: Como essa semana é a semana mundial da água e comemoramos esse dia tão maravilhoso, vamos assistir um vídeo de uma música chamada Terra- Planeta Água de Guilherme Arantes.



·   TERCEIRO MOMENTO: Avaliação e prece final.

Ps.Distribuir com eles copinhos, para eles utilizarem para beber água (aqueles de um real), essa semana vi crianças bebendo água com a mão no bebedor...imagina o tanto de água que não foi desperdiçado...e ainda seria uma maneira de introduzirmos a questão da sustentabilidade (o menor uso do copo descartável). Queria que fosse uma lembrancinha, mais ou menos como na foto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário