segunda-feira, 15 de abril de 2019

A PRECE - ESPÍRITO PROTETOR





Jesus me ensina a conversar com Deus 

 Eu tenho um anjo da guarda?

 Objetivo geral: A criança deverá identificar na prece o mais precioso recurso de comunicação com as Forças Superiores da Vida, que pode e deve ser usado em qualquer hora, local ou circunstância, dispensando ritos e aparatos especiais. Ressaltar o Espírito protetor ao qual nos ligamos através da prece, a proteção e a ajuda que este Espírito amigo nos presta. Levar as crianças a compreenderem quem é o anjo da guarda (mentor individual), quando o sentimos, como podemos receber sua ajuda, entendendo que nunca estamos sós embora invisíveis para nós, sempre está presente. A criança deverá desenvolver um sentimento de segurança maior perante a Vida e sentir-se estimulada à prática do bem, pela certeza no amor de Deus, que nos concede a bênção de termos Espíritos Amigos a nos ampararem e inspirarem em Seu nome.

 Obs.: - evangelizadoras caracterizadas como espírito Protetor durante a aula; - usar a tradução em português da música “Aleluia” para harmonizar a sala e as crianças durante as atividades.

Sugestão - No final da aula ensaiar a expressão corporal para as crianças usarem na abertura do nosso ciclo no dia 27/04, com figurinos – túnicas tiaras de flores e de luzinhas.

1º Momento: 

Músicas: - Nosso encontro Abertura: nosso encontro vai agora começar pedimos a Jesus para ele nos abençoar!
Outras: -Aleluia, Abraço a Jesus, telefone do amor,

2º Momento
Incentivação Inicial – hora da prece
1. Pedir as crianças para sentarem em círculo e darem as mãos.
2. Explicar que formamos um grupo de amigos, com vontade de ajudar os outros, formamos uma corrente. Unidos igual a um colar. Cada um de nós é uma pedrinha ( levar um colar para mostrar ) e podemos orar para pedir ajuda para um colega doente, um tio, a vovó, ou as crianças que vivem nas ruas, os velhinhos, etc...
3. Fazer a oração. *Entregar uma garrafinha com água para fluidificar durante a prece. Conduzir o pensamento das crianças para a paz, o amor, a amizade e a ajuda a todos os que precisam.

Ouvir a música - Minha prece (só 1º parte)

4. Mostrar um potinho de bolinha de sabão. Explicar que a prece não precisa ser decorada, mas sim de coração, pois, feita com amor, ela sobe, sobe até Deus... como a bolinha de sabão. Vamos imaginar que tudo o que queremos falar com Deus nós colocamos dentro da bolinha, quando sopramos. Ela vai subindo... (ir passando um por um, para cada um fazer suas bolinhas). Mostrar que nenhuma é igual a outra, por que as pessoas e seus desejos, agradecimentos, etc., são diferentes.

5. Explicar que para falar com Jesus é bem simples a prece deve vir do coração. Tal como ocorre em uma ligação telefônica. Demonstrar que a criança fica de um lado e Jesus do outro colocando fitas coloridas no boneco de Jesus e entregar a outra ponta para cada Criança. E que o fio é o pensamento. É o que nos liga a Deus e a Jesus. Existe uma maneira especial para se orar; alguns gestos, palavras difíceis? Não cada um faz do seu jeito.

Ouvir a Música Telefone do Amor; colocar corações pendurados nas crianças, fazer rodinha e ir soprando as bolhas de sabão enquanto ouvimos e brincamos com a música.

3º Momento – Conto - Chiquinho e o Anjo da Guarda.

Este é Chiquinho (mostrar ilustração) Chiquinho é um menino alegre, muito bonzinho, Ele mora com o seu pai em uma casa no alto do morro. Sua mãe já desencarnou, assim são apenas ele e seu pai. E, como seu pai não ganha muito bem, Chiquinho o ajuda vendendo jornais depois da aula.

Vamos ver como é um dia na vida de Chiquinho?

Ele acorda cedinho, faz sua prece, se apronta e toma uma xícara de café com um pedacinho de pão. Depois ele vai para a escola, que é muito longe. Ele terá que atravessar ruas e ruas, algumas desertas , o que é perigoso.

 Mas, Vejam só... parece que Chiquinho não está sozinho (mostrar uma ilustração que corresponda a Chiquinho e um espírito "invisível) ) quem será este que o acompanha e parece estar tomando conta dele? não é seu pai... também não é seu tio... É alguém diferente, alguém que Chiquinho não pode ver.. quem será? (deixar as crianças darem suas respostas). Pois é, é um espírito, é o espírito que chamamos de nosso espírito protetor, também conhecido por Anjo guardião. lembram-se que Chiquinho ao se levantar orou pedindo a Deus e a Jesus que o protegesse e a seu pai também? pois então. Seu Espírito Protetor está ali ajudando-o , protegendo-o. Nós não o vemos, porque seu corpo não é material; ele é um corpo mais sutil, mais leve. E esse Espírito Protetor, toda vez que Chiquinho está zangado, quando ele vai brigar ou quer gritar, quando está em uma situação de perigo, fala lá dentro de sua cabeça: Não faça isso, Chiquinho, você irá ficar triste depois, se arrependerá; mude o caminho hoje, vá por outra rua... E assim, Chiquinho não vê, mas seu Espírito Protetor está escutando cada palavra, cada atitude, cada situação vivida. E não só Chiquinho tem um Espírito Protetor , todos nós o temos e como é bom saber e sentir essa proteção não é? Mas se lembram que Chiquinho, ao se levantar , fez uma oração? Pois então, é necessário também buscarmos estar ligados ao nosso Espírito Protetor.

http://sementinhasdocaminho.blogspot.com/2007/03/histria-chiquinho-e-o-anjo-da-guarda.html

 (fonte: AME/JF - (Recebido de Rose Pires - Grupo Ev. Infantil - em 16.03.07)

4º Momento A prece e o Espírito Protetor

Conversar com as crianças, - A palavra ''anjo'' costuma ser utilizada para todos os seres, bons, lembrando que Jesus tem muitas pessoas para cuidar e como ele quer que todo mundo se sinta bem protegido, e com um amigo bom de verdade, que cuida da gente, que nos alegra e que nos protege, ele deixou junto de cada um de nós um amigo invisível. Esse amigo é um Espírito que nos acompanha sempre, todos os dias, que chamamos de Espírito protetor ou anjo da guarda. Através da prece e das boas atitudes nos aproximamos dele. Explicar que o nosso ‘anjo da guarda’ é parecido com a gente, mas um pouco mais evoluído. Quando oramos, estamos nos conectando com ele. Explicar para as crianças que ele não tem asas, pois não precisa delas. O que ele tem é um coração mais evoluído; uma moral mais elevada. Espírito Protetor é um irmão mais evoluído, que tem a missão de nos auxiliar nesta existência.

Os Protetores Espirituais estão presentes em momentos como: 

No CULTO DO EVANGELHO NO LAR: atraímos a assistência dos bons espíritos. Nesses momentos, evangelizam-se encarnados e desencarnados que convivem conosco na nossa casa. É a noite em que Jesus vem pernoitar em nossa casa. Quem faz o Evangelho no Lar tem a companhia e o auxílio dos bons amigos da espiritualidade. O Evangelho no Lar promove a união da família, atrai a assistência dos bons espíritos que também fluidificam a nossa água. Realizar o Evangelho no Lar é convidar Jesus a permanecer em nossa casa.

Nas BOAS ações que praticamos: toda vez que nos dispomos a fazer algo em benefício do outro, uma tarefa assistencial, por exemplo, atraímos a companhia desses bons amigos que vem em nosso auxilio para que possamos auxiliar.

Na ORAÇÃO: quando buscamos momentos de prece e reflexão, é um momento que os atraímos para nossa companhia. Em oração estamos sempre em ligação com Deus, Jesus e os bondosos Espíritos.

5º Momento

Levar montado de acordo com o nr. de crianças, porta-retratos bem simples, isto é, um pedaço de cartolina com um suporte para ficar em pé.

Distribuir um desenho representando o Espírito protetor já recortado(Anexo), que poderá ser pintado ou não (ou Pedir para que cada um cole algodão na roupa do seu Espírito protetor e dê um nome a ele.). Também pode ser distribuído o desenho inteiro para pintar e montar o porta-retrato. Montar com eles o porta-retratos de maneira que o Espírito protetor fique próximo ao desenho da criança. Fica um lindo trabalho e aqueles que quiserem poderão levar para casa.

 (Abaixo sugestões de desenhos feitos pela evangelizadora Cristina Chaves, da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Bairro Jardim das Palmeiras em Porto Alegre/RS.)

6º Momento Conclusão: 

Reforçar: 
O que é a Prece - A prece ou oração é uma conversa com Deus, Jesus, Maria com nossos amigos espirituais...; é um poderoso socorro em tudo.

Para quê serve a prece - Através da prece nos ligamos ao Criador, ao nosso Anjo da Guarda, a Jesus, etc.

Como/quando fazer a prece - Podemos fazer nossas preces em qualquer hora ou lugar, porque o poder da prece está no pensamento, não se prendendo a palavras.

Devemos falar francamente, com fé e humildade. 
Não devemos pedir coisas que só satisfazem nossa vaidade.
Devemos adquirir o hábito de fazer Prece, mas não podemos nos esquecer que acima da nossa vontade, tem Deus.
Devemos Fazer uma Prece de agradecimento a Deus, quando formos atendido.
Todas as preces são boas, desde que feitas com o coração.
Benefícios da Prece - A prece nos ilumina, alegra, tranquiliza/acalma, orienta e consola.
Além de pedir, temos que agir. Jesus falou... “Ajuda-te e o Céu te ajudará!”
Deus gosta da prece que brota do fundo de nosso coração, que nasce com fé, fervor e sinceridade.  Com a prece, podemos louvar, pedir ou agradecer.
As boas ações valem mais do que as palavras.
Podemos orar por outras pessoas, inclusive por pessoas já desencarnadas.
Devemos pedir a Deus o alimento, a saúde, o trabalho, a alegria para nosso lar, a oportunidade de brincar e estudar...
Não devemos esquecer de agradecer a ele por tudo o que temos recebido.

Material: desenhos da historia (ou acessórios para contar a história), faz bolhas, corações em crachá, colar, fitas, Boneco de Jesus, porta retrato e desenhos da criança e o Espírito protetor, garrafinhas decoradas e com água, musicas, radio, figurinos, cola tesoura, algodão, lápis de cor etc.

Músicas de Encerramento: - Guarda-guarda: Guarda-guarda-guarda bem direitinho quem guarda direito encontra tudo arrumadinho...repete até guardar tudo.

Nosso Encontro encerramento: nosso encontro vai agora terminar pedimos a Jesus para ele nos acompanhar!

Bibliografia: LE, itens 649 a 666; ESE, cap. 27. O Livro dos Espíritos parte 2, cap. IX, Anjos de guarda, Espíritos protetores, familiares ou simpáticos – questões 489 a 521. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, Aos anjos guardiões e aos Espíritos protetores. LE, 489 — “O Espírito protetor, pertence a uma ordem elevada.” LE, 492 — “O Espírito protetor se dedica ao seu protegido desde o nascimento até a morte, e mesmo através de muitas existências.” ESE, 28: 11 — “Deus nos deu um guia principal e superior e, nos Espíritos protetores e familiares, guias secundários.” - Ação e Reação (André Luiz / F.C.Xavier), cap. 12. 

Evangelizadora: Dionara

Nenhum comentário:

Postar um comentário