sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

PRECE



Objetivos:
Espera-se que o educando:
  •   entenda que a Prece é a única forma de comunicação com Deus;
  •   perceba os benefícios que a prece nos proporciona;
  •   que é através da prece que nos ligamos ao mundo espiritual, e que a espiritualidade maior vem em nosso auxílio toda vez que nossa prece é proferida com fé e respeito.
  Conteúdo:
A prece ou a oração é uma conversa com Deus nosso Criador e com Jesus, Maria e nossos amigos espirituais.
A prece nos liga com Deus, Jesus e com o mundo espiritual.
É através da prece que a espiritualidade maior vem em nosso auxílio toda vez que nossa prece é proferida com fé e respeito.
A oração, acima de tudo, é sentimento, devendo ser feita sem fingimento ou ostentação. Deus gosta da prece que brota do fundo de nosso coração, que nasce com fé, fervor e sinceridade.
Podemos fazer nossas preces em qualquer hora ou lugar, porque o poder da prece está no pensamento, não se prendendo a palavras.
Com a prece, podemos louvar, pedir ou agradecer.
Podemos fazer uma prece quando estamos tristes, nervosos, assustados ou com medo e também quando estamos felizes.
Podemos e devemos orar por outras pessoas, inclusive por nossos inimigos e pessoas desencarnadas.
Quando oramos devemos pedir a Deus o alimento, a saúde, o trabalho, a alegria para nosso lar, a oportunidade de brincar e estudar... Mas não para pedir dinheiro ou bens materiais, pois Nosso Pai já nos dá tudo que precisamos para evoluirmos na terra.
Quando desejamos muito uma coisa podemos fazer uma prece e pedir a Deus, mas precisamos também fazer nossa parte e confiar em sua sabedoria.
O hábito de fazer prece foi-nos ensinado por Jesus, conforme está no Evangelho.
  Aula propriamente dita:
1.    Aquecimento
BOLINHAS DE SABÃO: Levar potinhos de água com sabão e tubo de caneta para que as crianças façam bolinhas de sabão. Deixar elas brincarem, mas pedir que observem as bolinhas, pois algumas vezes não conseguimos fazer as bolinhas ou elas saem diferentes.
Depois recolher o material e explicar que a prece é como a bolinha de sabão, pois, ela sobe até Deus... como a bolinha de sabão. Imaginar que tudo o que queremos falar com Deus nós colocamos dentro da bolinha, quando sopramos. Mostrar que nenhuma é igual a outra, por que as pessoas e seus desejos, agradecimentos, etc., são diferentes.
2.    Desenvolvimento
Dar a cada criança um pequenino pedaço de chocolate e pede-se que ela engula inteiro (é um pedaço bem pequeno, assim que colocar na boca, sem nem sentir o gosto, rapidamente mesmo). Depois, dá-se a cada criança um outro pedaço de chocolate do mesmo tamanho do anterior e pede-se que ela saboreie o chocolate, deixe-o derreter na boca, enfim, que coma bem devagar.
Explicar que quando fizemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido. Se orarmos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.
3.    Fixação/ Avaliação
Jogo didático: BATATA QUENTE
Dispor os evangelizando em círculos e em pé. Um deles segura na mão uma bola de papel ou plástico.
A um sinal do evangelizador, a bola deverá ir sendo passada de um para outro, não se respeitando ordem sequencial.
Enquanto a bola estiver passando de mão em mão, deverá haver uma música que tão logo cesse de tocar (o evangelizador desligará a música repentinamente), o evangelizando que estiver com a “batata quente” responderá a uma pergunta formulada pelo evangelizador.
A brincadeira prossegue até que a maioria dos evangelizandos tenha respondido uma questão ou ao se esgotarem as perguntas.

Perguntas:
  • Quando devemos fazer uma prece?
  • Para quê serve a prece?
  • Quando fazemos uma prece, devemos pedir só por nós?
  • Quando desejamos muito uma coisa, é só fazer uma prece, e vamos conseguir?
  • Como fazer uma prece?
  • Quando devemos fazer uma prece?
  • Quais os benefícios da prece?
  • Precisamos decorar preces?
  • Qual foi a oração que Jesus nos ensinou?
  • Porque fazemos uma prece no início e no final?
  • Com quem conversamos ao orar?
  • Por que orar?
  • Quem nos ensinou a orar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário