domingo, 16 de setembro de 2018

A FORMIGUINHA PREGUIÇOSA

Tema: Valor do Trabalho, Livre-Arbítrio, Erro e Reparação

Num formigueiro já antigo morava uma formiguinha que, pelo seu desânimo e falta de atividade, recebeu o nome de Preguiçosa.
Enquanto suas companheiras saíam em busca do alimento, vigiavam as entradas e auxiliavam a rainha em seus múltiplos serviços, garantindo, assim, o bem-estar da comunidade, Preguiçosa apenas bocejava, dormia e dormia...


Uma coisa, no entanto, ela não perdia: a hora das refeições! Não saía para buscar comida, mas na hora de comer era a primeira a chegar.
O comportamento de Preguiçosa deixava a rainha muito triste. Por várias vezes chamou-a e aconselhou-a a se modificar e se integrar nas tarefas, mas ela apenas suspirava e continuava dormindo.
Pouco a pouco, as companheiras de Preguiçosa foram ficando descontentes:
- Por que só nós trabalhamos e ela descansa?
- Isso não é justo!
- Nós trazemos de longe o alimento e ela é a primeira a comer!
E o comentário foi-se espalhando, e o descontentamento crescia a cada dia que passava.
As operárias, contrariadas, relaxavam em suas tarefas. As carregadeiras não trouxeram mais alimento; as guardas retiraram-se dos postos e as serviçais da rainha se recusaram a comparecer ao seu gabinete.
Assim, desorganizado, o formigueiro, antes tão seguro e confortável, tornou-se um alvo fácil dos insetos inimigos, que o invadiram sem dó e destruíram vários abrigos, deixando vazio o depósito de alimentos.
Poucos dias de paralisação haviam bastado para estabelecer a confusão geral.
Assustada com o nível das dificuldades que enfrentava, a rainha reuniu todas as habitantes do formigueiro no pátio central e falou-lhes, em lágrimas:


- Minhas queridas companheiras, vejam a que fomos reduzidas por causa de um mau exemplo seguido! Sei que vocês ficaram insatisfeitas com a atitude de Preguiçosa, uma companheira que não soube agir corretamente, mas não podemos deixar que o desânimo de um afete o serviço do conjunto! Nosso formigueiro era tão feliz e harmonioso! Por que havemos de deixá-lo ficar agora assim, sem segurança e alimento?
A rainha fez breve pausa, durante a qual tentou controlar as lágrimas.
Nenhuma voz se ouvia na comovida assembleia, até que a rainha recomeçou:
- Sem vocês todas trabalhando, eu nada posso fazer!
E não pôde mais continuar, de tão emocionada.
Nesse momento e para sua surpresa, uma vozinha chorosa ergueu-se do silêncio e gritou:
- Perdão, minha rainha, pelo mau exemplo que dei! Confesso diante de todos o meu erro! Agora vejo os males que a preguiça e o desânimo podem causar!
Era Preguiçosa, a formiguinha dorminhoca, que agora impressionava a todos com seus soluços.



A rainha, também emocionada, falou-lhe:
- Minha querida filha, alegro-me com seu arrependimento e fico contente em saber que você reconheceu seu erro, contudo precisamos de algo mais além de lágrimas! Não quer você mesma auxiliar na reconstrução daquilo que o seu mau exemplo destruiu?
Ouviu-se, então, uma resposta trêmula, mas sincera:
- Sim! Trabalharei para ver tudo em ordem novamente!
Animadas e satisfeitas com a transformação de Preguiçosa, as outras companheiras logo formaram turmas de emergência e puseram mãos à obra.
Preguiçosa, que de preguiçosa agora só tinha o nome, era a mais ativa de todas. Trabalhava sem descanso em todos os setores, e tal foi a sua atividade que em poucos dias as casas estavam consertadas, o depósito de alimentos estava cheio e a guarda normal havia-se restabelecido.
Para a rainha, grande foi a alegria ao ver o formigueiro novamente em ordem e todos os seus habitantes satisfeitos, porém nada lhe agradou mais que a mudança da formiguinha dorminhoca.



Esta, agora, passara a chamar-se Trabalhadora Feliz, pois desde que se movimentou para garantir o bem-estar dos outros com seu trabalho, ela descobriu que isso lhe causava felicidade tal, que nem todos os dias de sono e de descanso jamais lhe haviam oferecido!

História retirada da apostila da FEB, Módulo 1, Primeiro Ciclo, coleção 4.



Nenhum comentário:

Postar um comentário