quinta-feira, 14 de junho de 2018

CHUVA

Sugestão: Jardim e Primeiro Ciclo. 

Chuva 

Prece inicial 

Primeiro momento: contar a história As amigas nuvensPode ser usado os desenhos abaixo durante a narrativa, bem como outros formando uma linda paisagem. 

Lalá 

Lili 

Lulu



s amigas nuvens
Num cantinho do lindo céu azul moram várias nuvens. Lalá, Lili e Lulu são três nuvens amigas que costumam passear juntas pelo céu.
Elas também brincam de se esconder e de tomar a forma de animais e objetos, para divertir as crianças que moram na Terra. Você já parou para observar que, às vezes, as nuvens parecem que têm formatos de animais e coisas que conhecemos?
Em suas brincadeiras, elas também se tornam coloridas, com tons de cinza, rosa e azul e brincam de pega-pega, com a ajuda do amigo Vento.
Lalá, Lili e Lulu enfeitam o céu e passam as tardes a brincar e observar as crianças em suas brincadeiras. Mas, de tempos em tempos, elas têm que cumprir sua principal tarefa: encher as suas bochechas de vapor d’água e fazer chover. De longe as amigas vêem as pessoas, os animais e a natureza se beneficiando com a chuva feita por elas e ficam contentes por serem úteis, como tudo na natureza.
As três amigas nuvens sabem que a chuva é importante para molhar e fazer crescer as plantinhas, as flores e as árvores, encher de água os rios, de onde os animais e os seres humanos tiram água para matar a sede e tomar banho. Quando está calor, então, e cai uma chuvinha, para tornar mais fresco e agradável o dia... Que gostoso! Elas também adoram ficar expiando as crianças tomando banho de chuva!
De uns tempos pra cá, os seres humanos não têm protegido a natureza, cortando árvores e poluindo os rios e florestas, tornando mais difícil para as nuvens armazenarem vapores d’água para fazer chover. Quando fica muito tempo sem chover, tudo fica seco e sem cor: as plantas, as flores, os gramados...
Outro dia, as três nuvens amigas lembraram da última vez que choveram juntas: receberam, logo depois, a visita do amigo arco-íris! Foi uma tarde muito divertida e legal!

Claudia Schmidt 

Segundo momento: conversar com os evangelizandos. 
*Quem criou as nuvens? E a chuva? 
*A chuva é importante? Por quê? Sim, porque sem chuva (e sem água) a vida não existiria na Terra. 
*Que desenhos já viram formados por nuvens no céu? 
*Já observaram o arco-íris? 
*Quem criou tudo o que existe na natureza: as flores, as árvores, as plantas, os rios, as nuvens, o vento, os animais, as matas, as florestas? Deus 
Terceiro momento: descobrir que desenhos foram formados pelas nuvens, enfeitando casa uma delas. O evangelizador pode levar algodão colorido, gliter, purpurina para preencher as nuvens. Depois de prontas, colar as nuvens em palitos de picolé. 
Nuvem coração 

Nuvem peixe

Nuvem coelho



Nuvem feliz 




Nenhum comentário:

Postar um comentário