segunda-feira, 21 de maio de 2018

AS TRÊS REVELAÇÕES






OBJETIVO: Apresentar as três revelações às crianças relacionando aos acontecimentos cotidianos dos pequeninos.
1º Momento: Músicas – Oi, Nosso encontro vai começar.
2º Momento: 
Iniciar uma conversa dialogada com as crianças, perguntando:
um pouco sobre sua semana e como têm se comportado em casa, na escola...
3º Momento: – História “O mapa da felicidade”.
Essa dinâmica consiste em contar a história do mapa que Deus mandou para que nós encontrássemos a felicidade. Para auxiliar na contação estarão fixadas na parede de cada uma das revelações uma imagem em formato de mapa cada mapa terá uma cor correspondente... Verde (Moisés), Vermelho (Jesus) e Laranja (Espiritismo).
Modelo de história do “Mapa da felicidade”: “Deus sempre nos envia amigos para nos ajudar a crescer, nos ajudar a sermos pessoas boas... Por exemplo, Ele mandou vocês para ajudar a tia a ser uma pessoa melhor...
Moíses] E sabe quem Ele mandou para ajudar todo mundo a entender que tudo o que fazemos (de bom e de ruim) volta para nós mesmos? [Mostrar o mapa com a figura de Moisés], Moisés... Tentar dar um exemplo de acordo com a realidade dos pequenos – Quem já ficou de castigo aqui? Alguém já teve uma reclamação do papai ou da mamãe? Esperar a resposta, estimulando-as a pensarem em situações como ‘brigou com o irmão’, ‘ficou chorando muito’, ‘bateu em alguém’ até que algum deles admita (se já não estiver feito) que já ficou de castigo ou já foi reclamado...  – E quando vocês ajudam a mamãe ou o papai ou a tia? O que eles fazem? Falam ‘Obrigado, Fulano [citar uma das crianças]’, ‘Muito bem, Ciclano [citar uma das crianças]’... Sabe como se chama isso? JUSTIÇA... Quando fazemos algo de errado, nós merecemos ficar um pouco de castigo? Para pensar um pouquinho no que fizemos, né? E quando fazemos algo legal? Merecemos ouvir um ‘Muito bem!’? [e dar exemplos do que mais for importante para chegar à essa conclusão junto com eles]. Então, Moisés que é a primeira Revelação veio nos ensinar a JUSTIÇA...

[Jesus] Um grande amigo que Deus nos enviou foi Jesus Cristo... [Mostrar o mapa com a figura de Jesus] Ele gosta muito das criancinhas, como vocês... E o que Jesus veio nos ensinar? [esperar a resposta e guiar, dando dicas] Veio nos ensinar a cuidar das outras pessoas, a cuidar das plantas, dos animais... A ajudar os coleguinhas... Obedecer aos pais... E o que mais? [esperar a resposta] e concluir... Jesus que é a segunda revelação veio nos ensinar a AMAR... veio nos ensinar o AMOR!
Então, Jesus veio nos ensinar o quê? [esperar a resposta]... O AMOR! [reafirmar].

[Espiritismo] E Deus nos enviou vários amigos [Espiritismo] que nos ensinaram muitas verdades... [Mostrar o mapa com a figura de Kardec] Contaram-nos a verdade sobre o porquê estamos aqui e o porquê somos um diferente do outro... Contaram-nos que estamos aqui na Terra para aprender a sermos pessoas boas... A cuidar uns dos outros... Então, o Espiritismo que é a terceira revelação veio nos ensinar a VERDADE... Quem gosta da verdade? Quem fala a verdade para o papai, para a mamãe? Quem gosta de mentir aí, hein? [o que ocorrer!] O Espiritismo veio nos ensinar? ...a VERDADE”

4º Momento: “Caixa da Felicidade”.
Então, Deus enviou a caixa da Felicidade para o mundo, para todos nós... E será o que tem dentro desta caixa? Vamos ver? [Fazer suspense].
[Sentar todos no chão para abrir a caixa... Lá estarão figuras que falem sobre JUSTIÇA, AMOR, VERDADE... colocar no meio os mapas Verde (Moisés - Usar o ECA), Vermelho (Jesus) e Laranja (Espiritismo). Pedir que cada um retire uma gravura da caixa (um de cada vez), À medida que forem retiradas as figuras, perguntar às crianças o que elas entendem sobre a figura, auxiliar 
na identificação e pedir que a figura seja colada no mapa correspondente... Sempre auxiliar e sempre reforçar o que a figura representa (JUSTIÇA, por exemplo)]. E os ensinamentos que trouxeram de acordo com a realidade do universo infantil.
5º Momento: Brincadeira “Pelos caminhos da felicidade”.
Espalhar os cartazes que foram elaborados pelo chão/parede e convocar os pequenos para formação do trem da felicidade (eles formarão um trenzinho e percorrerão pela sala, sendo guiados pela evangelizadora parando em cada estação).
Estação JUSTIÇA...
Estação AMOR...
Estação VERDADE...
* Cantar a música – O trem: eu vou andar de trem... Você vai também... é só entrar no trem você tbm, no trem você tbm! Parou o trem! (parar nas estações).

- Em cada estação relembrar o nome das três revelações correspondentes (Moisés, Jesus, Espiritismo).
- Refletir nas estações:
Moisés – veio ensinar o que não fazer – (etapa da evolução humana CRIANÇAS). Nos trouxe Justiça, Libertou e levou o povo de Deus para Terra prometida, os Dez Mandamentos citar alguns dos mandamentos.

Jesus – veio ensinar o que fazer - amor – (etapa da evolução humana ADOLESCENTES). Jesus nos trouxe amor, paz, perdão, caridade, igualdade, fez curas, contou histórias chamadas de parábolas, nos ensinou o Sermão da Montanha.

Espiritismo - Porque fazer – dever – (etapa da evolução humana ADULTOS). Kardec, ensinamentos dos Espíritos e as cinco Obras Básicas da Codificação.
Obs.: Neste momento sentar e Manipular e observar as Obras Básicas (mostrar que algumas tem versão infantil).

Moisés começou a obra, Jesus deu continuidade, o Espiritismo a concluirá!

Musicas de encerramento: Guarda-guarda, Nosso encontro vai terminar, Acabou a aula.
Combinados para o passe

REFERÊNCIA: 
- O Evangelho segundo o Espiritismo- Capítulo 1
- Richard Simonetti.

Extra:
Montar com as crianças dedoches e ou paper toys de Moises, Jesus e Allan Kardec. Ou entregar para que montem em casa em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário