terça-feira, 27 de setembro de 2016


Resultado de imagem para fé

Religiosidade (fé raciocinada)

Objetivo: Levar à compreensão e ao raciocínio das crianças que a fé espírita é raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, por isso, nenhuma dúvida deixa. “A criança crê porque tem certeza e ninguém tem certeza senão porque compreendeu.” Allan Kardec.

Incentivação inicial: Colar no quadro a folha com a seguinte frase:
“Fé inabalável só é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da humanidade.” Allan Kardec.

Mostrar aos evangelizandos em todas as épocas que esta fé raciocinada, sempre traz força e esperança a nossa vida.

- Época de Jesus: A mulher que tinha um fluxo de sangue
E, passando Jesus outra vez num barco para a outra margem do lago de Genezaré, ajuntou-se a Ele uma grande multidão que o apertava. Na multidão, estava uma certa mulher que havia doze anos sofria de uma hemorragia. E que havia padecido muito com muitos médicos, e gasto tanto quanto tinha, nada lhe aproveitando os tratamentos. Ouvindo falar de Jesus, juntou-se no meio da multidão, por trás dele e tocou em seu vestido, porque, dizia ela para si mesma, se tão somente tocar nas suas vestes, ficarei sã. E Jesus, conhecendo que uma virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: - Quem me tocou? Que tocou em minhas vestes? – E seus discípulos disseram-lhe: vês que a multidão te aperta e dizes que te tocou? Então a mulher, que sabia o que tinha acontecido, aproximou-se e prostrou-se diante Dele e disse-lhe toda a verdade. E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste mal.

- Vídeo do Chico com a história da Valéria.

- História do barco.  Um barco estava em uma enorme tempestade correndo o risco de naufrágio. No meio do corre corre um homem viu um menino na cabine de controle brincando tranquilamente de carrinho como se nada estivesse acontecendo. Então, intrigado com o fato ele perguntou se o menino não estava com medo do barco afundar. O menino respondeu: - Você sabe quem é o meu pai? – Não, respondeu o homem. – É o capitão deste navio.

- História do menino que quer comprar uma boneca para a irmã que morreu.

Comentários:
“A fé sincera e verdadeira é sempre calma” diz Kardec, mostrando que “a calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança” e que a violência apenas denota a fraqueza e insegurança daquele que assim procede para resolver seus problemas.
É lícito se indague sobre a origem da fé raciocinada. Teria ela nascido com o Espiritismo? Não, a fé raciocinada nos vem de Jesus, dos ensinamentos do seu Evangelho. O Mestre mudou completamente o próprio conceito de religião, introduzindo no campo até então puramente emocional da fé, o componente razão, entendimento. Ninguém, até Jesus, fez tantos apelos ao raciocínio no âmbito religioso. Kardec, conhecedor profundo da atuação de Jesus, o conhecia, não como um místico, mas como um educador de almas que, ao tempo em que tocava o sentimento daqueles que o ouviam, sabia também levá-los ao entendimento das lições.. Por isso, tem a Doutrina Espírita essa característica de racionalidade. E não podia ser de outra forma, de vez que ao Espiritismo coube o papel de reviver o Cristianismo na sua pureza, simplicidade e pujança originais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário