sexta-feira, 1 de março de 2013

JOGO DO ESPÍRITO PROTETOR

JOGO DO ESPIRITO PROTETOR

Aplicação: Jogo para revisão de conteúdo da aula.

Número de participantes: acima de 6. Idade: a partir de 6 anos.

Como confeccionar:

01) Recorte e cole as peças numa cartolina conforme mostrado abaixo e depois plastifique para dar maior durabilidade.
http://www.autodidataeditora.com.br/dinamicas/jogo-espirito-protetor.pdf




 Desenvolvimento: Primeiro passo - Introdução ao jogo
01) Mostre a peça do espírito obsessor e explique: "Este irmãozinho ainda não evoluiu e fica vagando por ai procurando espíritos encarnados para dar maus conselhos."
02) Mostre a peça do Espírito protetor e explique: "Esse é nosso espírito protetor, que cuida de nós e nos ajuda dando bons conselhos."
03) Mostre a peça dos espíritos encarnados e explique: "Nós, encarnados, sofremos influência constante de espíritos desencarnados, tanto bons quanto ruins, cabe a nós somente seguir o conselho dos espíritos bons, afastando de perto de nós espíritos menos esclarecidos através do nosso comportamento"
04) Faça a pergunta: "Quais são as atitudes que podem atrair para perto de nós espíritos menos esclarecidos"
05) Deixar que os evangelizandos respondam. Ex: brigar com as pessoas, assistir, ler, falar e pensar sobre violência ou assuntos inferiores.
06) Depois perguntar: "Quais são as atitudes que podem atrair para perto de nós espíritos bons?"
07) Deixar que eles respondam. Por exemplo: Ler bons livros, ajudar os outros, ter bons pensamentos, ter o hábito da prece, etc.
08) Qual dos dois espíritos vocês querem ter ao lado de vocês? Deixar eles responderem.
09) Explicar que cada evangelizando vai receber uma cartela que poderá ser: o espírito encarnado, o espirito protetor ou o espírito obsessor.

Segundo passo - jogando

10) Distribuir uma cartela para cada evangelizando.
11) Cada evangelizando deverá olhar sua cartela sem revelar qual tirou.
12) Os evangelizandos deverão circular livremente pela sala.
13) Quem tirou o espírito obsessor deverá piscar discretamente para alguém, sem que os outros vejam.  14) Quem for espírito encarnado, se receber um piscar de olhos do espírito obsessor, deverá se abaixar, sem revelar quem é o espírito obsessor.
15) O espírito obsessor deverá continuar piscando para os outros evangelizandos, tentando não ser descoberto.
16) Sempre que alguém se abaixar o evangelizador diz: "oh! alguém foi influenciado pelo espírito obsessor"
17) Quem recebeu a cartela do espírito protetor deverá tentar descobrir quem é o espírito obsessor e quando encontrar deverá abraça-lo.
18) Quando o espírito obsessor for descoberto o evangelizador diz: "vejam o espírito protetor conseguiu ajudar o espírito obsessor a se afastar de nós, pois estamos agindo no bem e pensando coisas boas"
19) Repetir o jogo enquanto haja interesse do grupo.

AUTORIA - Danielle Rimolo Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário