quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BOAS MANEIRAS - JARDIM

OBJETIVO GERAL:

Destacar a importância de cultivarmos hábitos de boas maneiras para melhorarmos o nosso convívio em sociedade.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Reforçar a importância de sermos obedientes e gentis.

Descoberta do tema:

Seu Mestre Mandou ter Boas Maneiras.

Um evangelizador ira organizar ser o Mestre fazendo diversas ações para que as crianças o imitem.A única regra é que as crianças precisarão identificar e imitar somente as ações gentis do mestre.

Por exemplo:

Más ações:

-empurrar um colega
-beliscar o amigo
-pisar no pé do colega
-dar língua para o colega
-rir do colega

Boas ações:

-dar um abraço no colega
-cumprimentar o colega
-acenar tchau para o colega
-deixar o colega passar
-dar um aperto de mão
-sorrir para o colega

A obediência

Contar a historinha do menino que foge de casa porque não aguenta mais obedecer aos pais. Depois, sozinho na rua, ele se arrepende e descobre o quanto é importante aprender a obedecer e que seus pais só queriam o melhor para ele.

Joãozinho tem oito anos e mora com a mãe e com o pai. Um dia, ele acordou de muito mal humor. Não aguentava mais ouvir sua mãe repetindo: - Joãozinho é hora de acordar! Você precisa tomar banho! Joãozinho é hora de escovar os dentes! Você tem que tomar café! Joãozinho você tem que vestir seu uniforme! Você precisa ir para a escola! Eram tantas regras e tantas obrigações que Joãozinho ficou tão chateado, mas tão chateado que teve uma ideia  - Vou fugir de casa, assim não preciso obedecer a regra nenhuma. E assim, ele fez. Fugiu de casa. No começo estava tudo bem. Eram só descobertas: novas ruas pelas quais ele nunca tinha andado, prédios que ele nunca tinha visto. Mas no final da tarde, Joãozinho começou a se sentir cansado. Queria tomar um banho, comer alguma coisa. Foi quando lembrou dos bolinhos deliciosos que sua mãe sempre fazia para o lanche da tarde e de como era bom assistir TV depois de um banho gostoso. Ele também sentiu sono. Mas não havia nenhuma cama fofinha para dormir. Nem sua mãe para lhe cobrir e lhe desejar boa noite. Assim, Joãozinho se encolheu num canto chorando e pedindo ao Papai do Céu desculpas por ter tomado uma atitude tão errada. Cansado logo adormeceu e sonhou que a sua mãe estava a sua procura. Começou a ouvir a sua voz e qual não foi a sua alegria ao perceber que sua mãe realmente estava o procurando pelas ruas. - Mamãe, estou aqui! – gritou Joãozinho. Os dois se encontraram e se abraçaram. Joãozinho pediu desculpas por ter fugido de casa e prometeu que, daquele dia em diante, seria mais paciente e obediente. Afinal, tinha entendido muito bem como cada regrinha de casa é importante.

 A Lista individual da Obediência.

Depois da história, fazer a lista individual da obediência. Dividir em oito grupos, onde cada criança irá ganhar uma lista com as suas obrigações Elas terão que escrever a hora em que realizam a atividade e porque ela é importante.



Obrigação
Hora que realizo
Por que ela é importante
Acordar





Escovar os dentes





Tomar banho





Ir para a escola


Comer


Arrumar o quarto


Guardar os brinquedos


Ajudar a mamãe


Desligar a TV/ Computador/
Vídeo-game


Dormir



Bingo da Gentileza

Lembrar a importância de sermos gentis em todas as situações aplicando palavras como ‘por favor’, "obrigada", ‘com licença’, ‘desculpa’, ‘bom dia’, etc. Cada criança receberá uma cartela com algumas expressões gentis aleatórias. Elas deverão marcar na cartela a palavra correspondente a cada frase dita pelo evangelizador. Ao completarem sua cartela, devem gritar Bingo.

 Frases:

 Preciso passar por algumas pessoas para sair do ônibus lotado. (Com licença)
 Meus pais estão conversando com os vizinhos e eu preciso interromper a conversa para perguntar algo importante. (Com licença)
Cheguei atrasado na aula. A porta está fechada e eu preciso entrar. (Com licença)
Duas pessoas estão trancando o corredor pelo qual eu preciso passar. (Com licença)
Quando virei a esquina esbarrei sem querer em uma senhora. (Desculpe)
Derrubei uma xícara no chão. Ela quebrou. (Desculpe)
Virei o copo com suco que estava bebendo no sofá da sala. (Desculpe)
Disse algo que magoou meu amigo. (Desculpe)
Recebi um presente de minha tia. (Obrigado)
Estou devolvendo o lápis que meu colega me emprestou para fazer a prova. (Obrigado)
Três amigos meus estão em minha casa brincando. Minha mãe fez um lanche para nós. (Obrigado)
A professora me explicou novamente a matéria que eu não havia entendido. (Obrigado)
Comprei uma revista na banca de jornais. Ao pagar e receber o troco o que devo dizer? (Obrigado) Preciso pedir um livro emprestado. (Por favor)
Quero que me alcancem um pouco de água que está do outro lado da mesa. (Por favor)
Vou pedir a meus pais que me levem em uma festinha de aniversário. (Por favor)
Quero pedir à empregada que faça um lanche para mim e meus amigos que estão brincando em minha casa. (Por favor)
Preciso pedir uma informação na Secretaria da Escola. (Por favor)

CARTELA DE BINGO DA GENTILEZA



Por favor
Obrigado
Por favor
Com licença
Desculpe
Com licença
Por favor
Obrigado
Por favor
Com licença
Desculpe
Por favor
Por favor
Obrigado
Obrigado
Com licença
Desculpe
Obrigado
Por favor
Obrigado
Desculpe
Com licença
Desculpe
Desculpe
Por favor
Obrigado
Por favor
Com licença
Desculpe
Com licença
Por favor
Obrigado
Por favor
Com licença
Desculpe
Por favor
Por favor
Obrigado
Obrigado
Com licença
Desculpe
Obrigado
Por favor
Obrigado
Desculpe
Com licença
Desculpe
Desculpe

Por favor
Obrigado
Por favor
Com licença
Desculpe
Com licença
Por favor
Obrigado
Por favor
Com licença
Desculpe
Por favor
Por favor
Obrigado
Obrigado
Com licença
Desculpe
Obrigado
Por favor
Obrigado
Desculpe
Com licença
Desculpe
Desculpe


Nenhum comentário:

Postar um comentário