quinta-feira, 1 de novembro de 2012

JOGO DA AMIZADE

Dividir a turma em 4 subgrupos. Cada grupo deve receber um objeto pequeno diferente (botões, grãos de feijão, milho, ervilha...) que servirá como indicador. O representante do grupo lança o dado e avança o "indicador" no tabuleiro de acordo com o número de casas que o dado indicar, após responder uma pergunta da Caixinha de Perguntas. Se houver alguma pergunta o grupo deve respondê-la. Assim, cada equipe responderá na sua vez. O educador deverá esclarecer que não há vencedores nem perdedores. O importante é a troca de idéias, a reflexão sobre os tópicos propostos no jogo.Os anexos 1a e 1b devem ser colados em cartolina para formar o tabuleiro. Cada subgrupo receberá um.





 CAIXINHA DE PERGUNTAS

 Há um clima de amizade e respeito neste subgrupo?
 Sim? Avance duas casas.
 Não? Debata o que há de errado e aguarde uma rodada.

 Há um clima de amizade e respeito entre todos da turma?
 Sim. Avance três casas.
 Não? Debata o que há de errado e volte duas casas.

 Melhorou o relacionamento da turma nos últimos meses?
Sim.Avance três casas.
Não? Debata o que há de errado, apresente sugestões e aguarde a próxima rodada.Momento de reflexão.

 Fale cantando junto com o subgrupo, repetindo quatro vezes a palavra amigo. Avance agora uma casa.

 Você procura seu amigo apenas para "matar o tempo", ou vocês fazem algo de útil?
 Sim. Diga o que fazem para o subgrupo. Avance duas casas.
 Não. Pense no que poderiam fazer. Espere uma rodada sem jogar.

 Uma pessoa disse a um grupo de colegas:
 "Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu estou mandando". Concordam com esta atitude?    Debater com o grupo.
 Se a resposta for não, avance três casas.
 Se for sim, debater novamente. Pedir ajuda ao educador. Espere uma rodada sem jogar.

 Você já conseguiu transformar uma antipatia em amizade sincera?Conte para a turma. Avance duas casas.

 Você já foi ridicularizado porque tem um amigo portador de deficiência física? Se continuou a amizade avance uma casa.

 Você é amigo dos animais? Conte um caso de amizade e respeito por um animal. Se o grupo gostar do caso avance duas casas.

 Você conhece um verdadeiro amigo da natureza: aquele que cuida bem de uma planta, de uma horta ou trabalha pelo bem da natureza? Debater com o grupo: o que se pode fazer para ser amigo da natureza? Avance duas casas.

 Você é amigo de seus pais? Os seus atos deixam clara esta amizade?
 Sim. Avance três casas.
Não. Debata com o grupo sobre o que fazer para melhorar essa situação.

 Complete esta receita com ingredientes para ser um amigo por muitos anos. Depois de pronta avance três casas.
 Ingredientes:
1 xícara de compreensão 2 colheres de.......... 2 xícaras de........... 1 pitada de............

 Última pergunta:

 Amigo, amizade... Pode ser um bom tema para música? Invente um refrão e treine os gestos. Conseguiu?
Sim? Avance atá a chegada e apresente para o grupo. Parabéns!
 Não? Deseja mais tempo? Não desanime. Então cante uma musica que fale no valor da amizade. Combine outro horário com o grupo, faça a música e apresente seu trabalho outro dia. O educador irá ajudá-lo. O importante é cultivar a amizade sempre, jamais desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário