terça-feira, 13 de novembro de 2012

CARIDADE



1-Prece

2-O que é a caridade?

Ouvir as respostas. Explicar que é amarmos uns aos outros e fazermos a todos o que gostaríamos que nos fizessem.

 3-Como se pode praticar a caridade? Ela é apenas material?Só os ricos podem ser caridosos?

 Há muitas formas de praticar a caridade. Vejamos algumas delas:

Dando algo que possa ser útil para outra pessoa.Se damos uma coisa inútil, como um brinquedo todo quebrado, não praticamos caridade alguma. Tem valor darmos do que nos sobra, mas muito mais valorosa é a doação que sai do necessário.Se damos uma roupa que não nos serve mais para uma pessoa que tem frio, estamos sendo caridosos; porém, se, para vestir um pobre,oferecemos-lhe uma blusa nova de que gostamos,estamos praticando a verdadeira caridade. (Aqui, contar a história dos sacos de ouro do pobre e do rico que chegaram ao céu, contida no capítulo XIII do Evangelho).

 Praticamos a caridade também com as palavras,não falando mal dos outros, dando conselhos bons, explicando algo para uma pessoa, animando alguém que está triste, falando bem de alguém de quem estejam falando mal... Também somos caridosos quando perdoamos os erros de alguém, ao invés de ficar criticando e contando para os outros. O trabalho das mãos e da mente pode ser empregado de forma caridosa. Todos podem doar parte do seu tempo para trabalhar pelos semelhantes, confeccionando roupas, ensinando algo útil, participando de campanhas para arrecadação de alimentos, lendo para uma pessoa cega ou analfabeta, visitando asilos e hospitais... Como se pôde ver, a caridade não é apenas material,de forma que ricos e pobres têm condições de realizá-la.Ninguém é tão pobre que não tenha o que dar e ninguém é tão rico que não precise da ajuda de alguém. Isso significa que todos dependemos uns dos outros - não há ninguém que possa viver sozinho. Jesus nos recomendou, sabiamente, que amássemos uns aos outros. Se fizermos isso, seremos automaticamente caridosos.

 4-E as crianças, também podem praticar a caridade? Como? Deixar que comentem a questão. Mostrar que não zombar dos colegas, não rir de alguém que caiu ou se chocou contra algo, ajudar no entendimento das matérias, dividir o lanche com quem não tem, dar informações a um amiguinho que veio de outra escola, não dar muito trabalho as faxineiras, sujando a sala, não dar mais preocupações que as necessárias a pais e professores, não bagunçar a casa, fazer algo para os pais e muitas outras coisas que uma criança pode fazer facilmente são formas de se praticar a caridade.

 5-Não saiba a sua mão esquerda o que faz a direita. Comentar esse ensinamento do Cristo,levando-os a perceber que a caridade não é para ser alardeada.Deus,que tudo vê, saberá de nossas boas ações.Devemos dar não só porque seremos recompensados por Deus no futuro, mas porque o próprio ato de ajudar uma pessoa é uma alegria imensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário