terça-feira, 11 de setembro de 2012

O ESPÍRITO


Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - O ESPÍRITO


Objetivo:

Mostrar que uma das coisas que a Doutrina Espírita veio nos esclarecer, é que podemos aprender aqui na escola de evangelização, é que todos nós seres humanos somos espíritos.

Levar a seguinte frase(ou colocar no quadro):

Espíritos são os seres inteligentes criados por Deus e que habitam o Universo, quer estejam encarnados ou desencarnados. Todos nós seres humanos, somos Espíritos!
Perguntar o que significam as palavras grifadas - encarnados e desencarnados – ouvi-los e explicar.
- Espírito encarnado = alma
- Espírito desencarnado = Espírito

 Para viver aqui neste planeta (respirar, falar, comer, ouvir, tocar as coisas que tem aqui no planeta, etc.), precisamos de:

Corpo= formado por matéria mais bruta (carbono, água, etc.)

Perispirito= formado por matéria mais sutil, mais leve do que o corpo, matéria intermediária, entre a matéria do corpo e a energia do Espírito
Espírito= formado por energia

Levar para a sala vários tipos de copos e xícaras (o importante é que tenham formato diferentes, pode ser também potes de plásticos de formatos diferentes). Levar um vasilhame onde possa colocar água, e levar ainda algumas substâncias que tenha cheiro forte (pode ser um perfume, e/ou baunilha, e/ou um produto de limpeza, etc.).
Arrumar os copos e xícaras sob uma mesa (ou potes plásticos), pedindo que observem as diferenças na forma, cor, etc. entre estes objetos  comparar estes objetos com os corpos que nós Espíritos usamos para habitar este planeta, cada pessoa tem um corpo diferente do outro, e este corpo muda de uma vida para outra que um mesmo Espírito tenha aqui na Terra.
- encher cada um destes objetos com água, pedir que observem que a medida que se vai enchendo os objetos com água, a água vai tomando a forma do objeto (copo, xícara). # Comparar o líquido com o perispírito, que toma a forma do corpo! Se o corpo é baixo o perispírito também o será, e assim por diante.
Colocar cada essência em um copo diferente, pedir que sintam os diversos cherios nos diversos copos, observe que a essência não tem a forma do copo # comparar o cheiro, a essência com o Espírito, o qual não tem a forma do corpo, bem definida.
Portanto:
1- Para que sintamos o perfume, o cheiro da essência, ou seja, para que a essência se manifeste, é necessário que haja o líquido e para que o líquido possa receber a essência, é necessário que ele esteja num copo. O mesmo se dá com o Espírito (=essência, cheiro), para que ele se habite este planeta, é necessário que ele tenha um perispirito (= líquido), que para receber o Espírito é necessário que tenha um corpo (=copo, xícara).
2- copo# corpo, formado por matéria bruta
líquido# perispirito, formado por matéria mais leve que o copo
essência/cheiro # Espírito, formado por energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário