terça-feira, 31 de julho de 2012

EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO RELIGIOSO

UNIDADE: DEUS
TEMA BÁSICO: EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO RELIGIOSO


Objetivo:

Reconhecer que a Terra recebeu diversos Enviados de Deus, que ensinaram as Leis Divinas de acordo com o estágio evolutivo da humanidade em cada época.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

Apresentar o anexo 1 e pedir a opinião sobre os desenhos:
-O que parece estar acontecendo com esse menino? E com esse outro?
-De que vocês acham que eles estão precisando?




ATIVIDADE REFLEXIVA

Ouvir as opiniões e conversar com o grupo com base nas seguintes ideias:
-Precisamos de alimento para o corpo, mas também de coisas que deixam o nosso coração feliz.
Para que isso aconteça, precisamos sentir amor e fazer coisas boas: ser bom amigo, ser bom irmão, dar carinho à mamãe, cuidar das plantinhas, dos animais...
-Há muito tempo atrás, um povo foi escravizado e sofria muito. Deus, o Pai do Céu, mandou uma pessoa boa e corajosa para libertar esse povo. Moises foi essa pessoa (anexo 2). Ele também ensinou àquele povo dez regrinhas, isto é, dez maneiras de agir para que as pessoas vivessem felizes:
Não mentir, não roubar, respeitar os pais...






-Muito tempo depois, o Pai do Céu mandou um amigo muito especial para deixar coisas boas no coração das pessoas. O nome dele é Jesus (anexo 3). Jesus viveu há muito tempo atrás e foi alguém que só fez o bem. Ele contou histórias para ensinar coisas bonitas e importantes, também para todos serem felizes.

Imagem relacionada


-Depois de Jesus, muitas pessoas continuaram a fazer o bem. Vocês se lembram daquela pessoa que tinha amor por todo mundo, pelos animais e pelas florezinhas? Francisco de Assis era o seu nome (anexo 4).



-Tempos depois, Fabiano de Cristo também veio para ajudar a todos e cuidar com amor dos doentes (anexo 5).




-Francisco de Assis e Fabiano de Cristo fizeram tudo o que Jesus ensinou.
-Ainda vemos pessoas fazendo as coisas boas que Jesus ensinou. Muitas estão pertinho de nós. Ás vezes elas podem ser a vovó, a professora... (Estimular as crianças para que falem a respeito de pessoas conhecidas que fazem o bem como Jesus ensinou).
Concluir dizendo que Deus, nosso Pai do Céu, mandou muitas pessoas para fazerem coisas boas e nos ensinar a fazer também para o mundo ser mais feliz!


ATIVIDADE CRIATIVA

Colocar sobre uma mesa alta uma folha de papel pardo. Cada criança por sua vez, passará em uma das mãos tinta gauche na cor preferida e a imprimirá no papel pardo. Ao fazer isso dirá que coisas boas deseja fazer com suas mãos. O educador escreverá isso e o nome da criança junto à mãozinha impressa. Esse cartaz deverá ficar exposto no mural durante a semana.

PRECE FINAL


(Educação do Ser Integral)

Um comentário:

  1. Boa tarde, adoro suas postagens, sempre veio passear por aqui, e nesses meus passeios resolvi criar um blog sobre evangelização tambem, trabalho com Evangelização, e notei que no Centro que frequento a dificuldades de elaborar aulas é muito grande, como já possuo um blog(Flavissima em Palavras), que é mais citações, pensamentos, reflexões...resolvi criar "Sementinha Espírita"
    Como vc me inspirou e compartilhei alguns posts seus, coloquei seu nome como Colaboradores do meu blog,espero que nao se importe, se quiser que eu altere alguma coisa, é só pedir...
    Por isso venho te pedir liçença pra compartilhar algumas aulas suas, e te convido a conhecer meu blog tb...Se tiver algo que não seja do seu agrado, por favor deixe um comentario que coloco os devidos créditos ou excluo se for o caso.
    Desde já agradeço,
    Sem mais
    Flavia Peruci - Sementinha Espirita
    http://sementinhaespirita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir