terça-feira, 26 de junho de 2012

VALOR DA PRECE

UNIDADE:DEUS

OBJETIVO:

Identificar na prece uma forma de comunicação com Deus e com os Protetores Espirituais,assim como recurso para fortalecimento das criaturas.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA:

Apresentar um rádio.Pedir que um participante demonstre o funcionamento do aparelho. Procurar saber quem tem o hábito de ouvir rádio e o que mais gostam de ouvir (música,reportagem,esporte...).


ATIVIDADE REFLEXIVA:

Propor que imaginem um locutor dando as seguintes notícias no rádio:

-O time de futebol venceu o campeonato(é o time pelo qual vc torce).
- Uma cidente de ônibus deixou muitos feridos.
- Ratazanas e mosquitos estão invadindo o bairro...(nomear o bairro local).
- O final de semana será de sol e poucas nuvens.

A cada uma das notícias avaliar como se sentem.
 Após, comparar o funcionamento do rádio com o pensamento que, igualmente, pode sintonizar em diversas faixas: de felicidade,de raiva, de harmonia,de amor ou tristeza. Refletir sobre as consequências dessas sintonias.

Pedir que o grupo imagine a sua mente como um rádio e diga como fazer para sintonizar na "faixa de Deus".Ouvir o grupo. Identificar a prece como a forma de estabelecer a sintonia com Deus. É um momento muito especial, e não é necessário dizer muitas palavras, mas ter um sentimento de amor a Deus.

Narrar: A RESPOSTA DE DEUS

Fig.1- Há muito tempo atrás, em uma época em que não existiam os transportes modernos que conhecemos , um vendedor percorria as regiões com sua mula, para levar os seus produtos às cidades. Antes de cada viagem pedia a proteção de Deus, para que nada de mal viesse acontecer com ele.
Um dia, recebeu uma encomenda para uma região que não conhecia muito bem. Arrumou um mapa da região, as provisões necessárias e, confiante como sempre, orou rogando que Deus guiasse os seus passos.






Fig.2- Já tinha percorrido boa parte do caminho quando, de repente,a mula empinou assustada! Era uma cobra! Resolvido o problema da cobra, o homem tentou voltar à estrada principal, mas a mula não se movia de jeito nenhum.Empacou! O homem puxou mais e mais até que...






Fig.3- ...escorregou e caiu bem em cima de um monte de lama.
-Acho que Deus hoje não ouviu a minha prece!
De onde caiu, ouviu águas de uma cascata, mais no interior da mata, e decidiu lavar-se.
Mal chegou ao local, escutou alguém gritando:
-Socorro! Alguém me ajude!
Procurou e viu que o pedido de ajuda vinha de um rapaz que estava preso em um buraco fundo, ocultado pela vegetação. Talvez uma armadilha para caçar um animal da mata.






Fig.4- Imediatamente tomou providências para tirá-lo dali. Depois comentou:
-Você teve muita sorte! Esse local parece deserto e pelo visto ninguém costuma vir muito por aqui!
O rapaz sorriu e respondeu:
-Sorte?! Creio que não! Quando vi que me encontrava preso, pedi ajuda a Deus pela prece. E completou:
-Você é a resposta de Deus!






Avaliar a compreensão da história através de perguntas tais como:

- O que o vendedor pediu em sua oração?
- O pedido foi atendido? Como?
- Era a resposta que ele esperava?
- A prece do rapaz que estava preso no buraco foi atendida?l

Concluir que, a exemplo do que foi visto na história, pede-se coisas a Deus mas, muitas vezes, a resposta não é a desejada, porque só Deus sabe o que é melhor para nós. Verificar se conhecem situações semelhantes.

Propor ao grupo a seguinte situação: Se fosse dado a vc a oportunidade de atender as preces das pessoas,qual seria a sua decisão desses casos?(analisar as possíveis consequencias de se atender essas preces).
- Um estudante de medicina pede para tirar boas notas na prova sem ter estudado.
- D.Laudelina é lavadeira e pede que não chova nenhum dia do ano.
- Um ladrão pede ajuda Divina para poder roubar as pessoas e não ser capturado.
- Dois times de futebol oram pedindo a Deus para vencerem o campeonato.

Concluir identificando a prece como a forma de conversar com Deus, que nos responde conforme nossa necessidade real, sempre para o nosso bem, mas nem sempre como queremos.

ATIVIDADE CRIATIVA:

Dividir os participantes em subgrupos, colocando à disposição de cada um lápis de cor e lápis-cera, uma folha de papel pardo, com a cópia da figura do anexo 1 colada no centro, explicando ser a imagem da Terra, a nossa casa. A tarefa será pensar o que pediriam a Deus para o nosso mundo e traduzirem essa prece em desenhos e/ou palavras, no papel pardo.







Estimular os participantes para que falem sobre seus pedidos. Fazer um mural com os trabalhos.

HARMONIZAÇÃO FINAL/PRECE

Relaxamento. Imaginar o nosso planeta envolvido por uma luz dourada...é a resposta de Deus para asua prece pelo nosso mundo...Essa luz vai acalmar os que sofrem os efeitos das guerras mas amam a paz... é a sintonia do amor...

Fonte: Educação do Ser Integral-LFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário