segunda-feira, 11 de junho de 2012

O CONSOLADOR PROMETIDO

OBJETIVO:

Apresentar a Doutrina espírita como fonte de consolação e esperança.

- Colocar num quadro (ou cavalete com folhas) as frases abaixo, e pedir que completem, escrever o que forem falando.

Frases:
a) Eu estou aqui hoje porque ...
(se as respostas forem do tipo porque minha mãe me obrigou, então perguntar, ok, já que você está aqui, o que espera levar daqui hoje?)

b) Escolhi o espiritismo porque...
(se as respostas forem do tipo porque minha mãe me trouxe, então perguntar porque a mãe deles escolheu o espiritismo)

c) O espiritismo é filosofia, __________ e ____________
(resposta: ciência e religião)

d) Kardec é o ________________ do Espiritismo
(resposta: codificador)

e) Espiritismo é ________________do Kardecismo
(igual ou diferente)

- Após as respostas, fazer uma análise, juntamente com os jovens, das respostas dadas, tirando as dúvidas e esclarecendo pontos que ainda não estejam muito claros para eles.

- Fazer uma leitura dinâmica com os jovens da mensagem “QUERIDA MAMÃE, ESTOU VIVO”, de Humberto Furlan, psicografada por Francisco C. Xavier no livro Estamos no Além, Capítulo 19. (caso não seja possível fazer esta leitura, outros livros poderão ser usados, os quais contenham mensagens de desencarnados).

- Observar que o conhecimento que a doutrina dos espíritos nos traz, nos consola em momentos difíceis da vida.
- comentar o aspecto tríplice da doutrina espírita:
A Doutrina espírita tem sustentação em Filosofia própria baseada na existência de Deus e dos Espíritos. É Doutrina Cientifica porque tem base em leis naturais e é, ao mesmo tempo, Religião que cultua Deus e visa o aperfeiçoamento moral do homem.

Codificar = reunir informações. Kardec codificou a Doutrina dos Espíritos, ou seja, ele organizou e reuniu as informações dadas pelos espíritos através de comunicações mediúnicas. Ele enviava perguntas aos médiuns, recebia as respostas, comparava-as, e via as que eram semelhantes e que atendiam ao crivo da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário