domingo, 19 de fevereiro de 2012

A FAMÍLIA - CÉLULA SOCIAL

UNIDADE- A SOCIEDADE

TEMA BÁSICO- A FAMÍLIA: CÉLULA SOCIAL

FAIXA ETÁRIA- 13 ANOS


ATIVIDADE INTRODUTÓRIA


Dividir o grupo em dois ou mais subgrupos. Dar para cada participante um palito de fósforo usado, explicando que o subgrupo deve formar sobre uma folha de papel, a silhueta de uma casa.

Um dos participantes dará início ao trabalho, passando a vez a outro e assim, sucessivamente, até completar a casa.

No decorrer do trabalho cada subgrupo deverá trocar idéias sobre o tipo de casa a ser construída. Lembrar que este é um trabalho de construção participativa por isso a opinião de todos é valiosa.

Após a montagem definitiva sugerir que colem os palitos na folha de papel.

ATIVIDADE REFLEXIVA

Após o término do trabalho, perguntar:

-Para construir estas casas, cada um fez uma pequena parte. E para construir um lar, é necessário semelhante colaboração

Concluir que:
Lar e casa não são a mesma coisa. Casa é o local onde moramos. Lar é a integração da família para que ela desempenhe sua função de célula de amparo material e espiritual de seus membros. Sem a boa vontade de cada um, não haverá integração da família.

Todos os membros da família são responsáveis pelo ambiente familiar, feliz ou não,harmonioso ou não.

Na Terra as famílias não são perfeitas; mas,se estiverem dentro do ideal cristão, encontrarão disposição para vencer as lutas do dia a dia com espírito de união e fraternidade.

O Evangelho de Jesus foi iniciado na Manjedoura e no lar humilde de José e Maria, em Nazaré, antes de espalhar-se pelo mundo. Tudo começou no lar.


ATIVIDADE CRIATIVA

Reunir um grupo de participantes voluntários. Utilizar chapéus para caracterizar os personagens de uma família: chapéu para o avô, chapéu para a mãe, outro para o pai, boné para o filho, boné feminino para a filha. Com a família formada pedir que dramatizem situações do cotidiano, geralmente conflitivas.Designar um dos assistentes para interferir com argumentos conciliatórios.

SUGESTÕES:

1-O pai reúne a família após o jantar e comunica que perdeu o emprego que já tinha há cinco anos.

2- A mãe reúne a família e avisa que a avó paterna ficará alguns meses residindo com eles até que a casa dela esteja pronta.

3- O filho mais velho reúne a família, avisa que está gostando de uma moça, vai casar em breve e não poderá ajudar os pais idosos.

Um comentário:

  1. Alice,minha querida.Te achei aqui procurando dinamica de integração.Estou muito feliz por te achar e por saber que voce trabalha com criança da mesma faixa que eu . Sua confrade de tempos de COMEERJ.Que Jesus nos ilumina hoje e sempre.Muita paz,Marilene/Miracema.

    ResponderExcluir