domingo, 12 de fevereiro de 2012

COMPREENDENDO O EQUILIBRIO ECOLÓGICO

UNIDADE – A NATUREZA
TEMA – COMPREENDENDO O EQUILIBRIO ECOLÓGICO
ASSUNTO – OS ANIMAIS E SUAS MORADAS

Objetivo: Identificar que cada ser vivo tem seu habitat natural.
Atividades:
1- Contar mais um fato da vida de Joãozinho:
Fig.1 Joãozinho ganhou um livro cheio de figuras de bichos que vivem na selva, bem longe da cidade.
Joãozinho gostou tanto do livro, que quis fazer uma floresta na sua casa com esses bichos.
- Vocês acham que isso é possível? Por que?
Vejam como Joãozinho fez.


2- Montar num tabuleiro de areia a floresta (fig.2 repetido) e colocar os animais selvagens à medida que for apresentando as idéias.



Os animais como o leão, a onça, o elefante, a girafa e o macaco não podem viver em nossas casas (fig.3, 4, 5,6 e 7).




Eles vivem nas florestas, nas selvas, que são lugares que só têm árvores e animais.
Nas selvas, eles sabem buscar seus alimentos e encontrar um lugar para “morar”.
Outros não são ferozes, como o papagaio e outras aves (fig.9e10).




Mas, mesmo sendo um animal manso e bonito, não devemos prendê-lo em gaiolas para ficar na nossa casa.
Devemos deixá-lo na floresta porque só lá eles vivem felizes.
Não é bom deixar o animal ser feliz?
3- Sentadas na rodinha, quietas e em silencio, pedir que as crianças repitam:

“OS ANIMAIS DA FLORESTA DEVEM VIVER NA FLORESTA”

Apostila Educação do Ser Integral - LFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário