quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AMAR AO PROXIMO ELO ENTRE AS RELIGIÕES

UNIDADE: DEUS
TEMA BÁSICO: AMOR AO PROXIMO ELO ENTRE AS RELIGIÕES
Objetivo:
Reconhecer que as religiões são caminhos diferentes que buscam levar o homem à compreensão de Deus e de suas Leis e são respeitáveis e valiosas quando conduzem à pratica do bem.

ATIVIDADE INTRODUTORIA
Colocar os anexos 1a e 1b(em flanelogravuras) no flanelografo e levar as crianças a observar a variedade das flores.


Informar que muitos bichinhos (anexo 2a,2b e 2c em flanelogravuras) buscam as flores, cada tipo em um tipo de flor, procurando tirar da flor um “caldinho” chamado néctar.



Perguntar:
- Os bichinhos escolheram o mesmo tipo de flor?
- Todas as flores foram úteis a eles?

ATIVIDADE REFLEXIVA
Ouvir as crianças e conduzir o seguinte diálogo:
Todas as flores alimentaram os bichinhos, mas elas eram diferentes. Existem outras coisas que são diferentes, mas tem a mesma utilidade.
Tenis, chinelos e sapatos são calçados diferentes, mas tem a mesma utilidade que é...( anexo3).




Casaco e suéter são tipos diferentes de agasalho, mas tem a mesma utilidade que é... (anexo4).






Dizer que existem vários lugares que as pessoas vão para aprender coisas boas (igreja católica, igreja evangélica, centro espírita...). Cada um diferente do outro, mas todas são úteis as pessoas, tal como aquelas flores diferentes mas que alimentaram os bichinhos.

Narrar: AS TRÊS AMIGAS, usando o cineminha.

Auxiliar a compreensão do tema através de perguntas, tais como:
-Por que as amigas não estavam juntas no sábado?
- Elas deixaram de ser amigas porque iam a lugares diferentes?
- O que elas aprendiam... (no centro espírita, na igreja católica, na igreja evangélica) ?
Concluir dizendo que são bons todos os lugares onde aprendemos a fazer o bem.

ATIVIDADE CRIATIVA
Colocar giz de cera e folhas de papel
Ensinar a técnica do desenho surpresa, com os moldes de flores (ANEXO5). Cada criança recebe apenas um tipo de flor. Ao terminar, recorta sua flor e cola em papel pardo, organizando um “jardim” com a ajuda do educador.



AS TRES AMIGAS

Fig.1 Diná, Carol e Lurdinha são amigas.
Elas estão juntas em muitos lugares: na escola...



Fig.2 ... nas brincadeiras no parquinho;




Fig.3 ... em todas as tardes, quando a D.Chica conta histórias para a criançada do bairro.
Mas aos sábados, de manhãzinha, as três amigas não estão juntas.
Por que será?



Fig.4 É porque elas vão para lugares diferentes, mas onde se ensinam coisas boas:
A Diná vai ao Centro Espírita.



A Carol vai à Igreja Católica.
A Lurdinha vai à Igreja Evangélica.
Um dia, as meninas souberam que a D.Chica não ia contar histórias...
-Onde está a D.Chica? – Perguntaram.
-A Dona Chica não vem hoje. Ela machucou o pé e não pode sair – respondeu uma das crianças.
As meninas resolveram visitar a amiga que contava sempre histórias tão lindas!
Fig.5 Fizeram companhia para ela e ajudaram em pequenos serviços:
Diná regou as plantas.
Carol varreu o quintal.
Lurdinha deu leite para o gatinho.
As meninas ficaram felizes porque fizeram o bem.
Sabe onde elas aprenderam isso?
Todas aprenderam com suas mamães e também em outros lugares....
A Diná aprendeu no Centro Espírita.
A Carol aprendeu na Igreja Católica.
A Lurdinha aprendeu na Igreja Evangélica.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esta vai ser a aulinha de hoje! Agradeço pela ajuda! Um abraço! Kátia

    ResponderExcluir