segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PODERES DE JESUS

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

Perguntar o que acontece quando largamos de nossas mãos qualquer objeto, como, por exemplo, uma laranja ou um caderno. Por que eles caem? Ouvir o grupo que, por certo, dirá que os objetos são mais pesados que o ar e são atraídos pela força da gravidade.

QUESTIONAR:

- Um avião cheio de passageiros também não é mais pesado que o ar? Como se mantém sem cair?

ATIVIDADE REFLEXIVA

Ouvir o grupo. Explicar que:

- Até a invenção do avião pareceria um “milagre” o avião manter-se no ar, estaria contrariando uma forma natural (a gravidade).

- Mais tarde compreendemos que o avião não cai porque há outras forças (as correntes de ar que se formam) que o mantêm suspensos. Portanto não há milagre.

- Chamamos milagre uma coisa maravilhosa que não entendemos como acontece.

- Jesus fez coisas maravilhosas pelo grande poder de agir sobre as forças da natureza, que só Ele conhecia. É o que vamos ver hoje.

Narrar: A Tempestade Acalmada e a Cura do Subjugado


Conduzir a reflexão do grupo a partir das seguintes questões:

- Foi uma tempestade que, afligindo os discípulos, fizeram que eles despertassem o Cristo para que Ele agisse com seu poder. Trazendo para as nossas vidas: não são muitas vezes as “tempestades” das aflições que também despertam o nosso Cristo interior e, através da fé, adquirimos forças para superá-los?

- Jesus quando advertiu os discípulos não quis dizer que eles não tivessem cautela, mas que a fé os ajudaria a superar os momentos difíceis.

- Em algum momento a fé ajudou vocês a superarem grandes dificuldades?

- Frequentemente as ilusões da vida nos “adormecem” para o verdadeiro propósito da existência, que é o progresso espiritual. E aí podemos também “soçobrar”, isto é, nos “afundarmos” em erros. E, em conseqüências, deixamos de aproveitar devidamente a existência. Como devemos fazer para nos manter “desperto” nesse sentido?

- Em relação ao subjugado que Jesus curou o que causava aquele comportamento tão estranho?
- Por que os motivos que podem levar alguém a sofrer a subjugação, se Deus é amor?

Ouvir com atenção as colocações do grupo esclarecendo, sempre que necessário, com habilidade, e concluindo que:

- Quando morremos continuamos a viver como espírito, sem corpo e invisíveis para o mundo.
- Os espíritos que são rancorosos podem causar perturbações na conduta humana.
- Bons pensamentos e boas ações afastam os espíritos malévolos.
- Jesus pelo seu grande amor e poder espiritual, fez coisas maravilhosas como a tempestade acalmada e a cura de diversos subjugados.

ATIVIDADE CRIATIVA

- Oferecer uma folha de papel para cada participante e orientar para que façam à dobradura de um barquinho e o enfeitem como desejarem (papel colorido picado, sementinhas, lantejoulas, pedaços de fita, folhas secas...) porque nos trará uma boa surpresa.
- Pedir que no seu barco cada um, pelo pensamento, coloque a maior dificuldade interior de que precisa libertar-se. Dar um tempo e depois dizer que esses barcos irão para “alto mar”. Estender no chão um pano onde todos colocarão seus barcos e arrastá-lo para fora do ambiente.
- Dizer que esse barco regressará à nossa imaginação com um presente de Jesus: a qualidade que precisamos adquirir para tornar nossa vida mais harmoniosa. Pensar nessa qualidade.

HARMONIZAÇÃO FINAL

Pedir que visualize o seu barquinho retornando e trazendo a qualidade de que precisa. Crer que Jesus ouve nossos pedidos e atende os que consideram justos.

A TEMPESTADE ACALMADA E A CURA DO SUBJUGADO
         (Marcos,4:35 a 41 e 5:1 a 20)

Certa vez , depois de curar muitos doentes, Jesus chamou os discípulos e falou:
-Vamos para o outro lado do Lago de Genezaré. Temos de servir a todos os filhos de Nosso Pai e nem todos podem vir até nós.
Jesus e seus amigos subiram num barco e algumas pessoas também subiram em outros pequenos barcos para acompanharem Jesus.
-Descanse, Mestre, que nós cuidamos da travessia do lago - disse um dos amigos.
E Jesus recostou-se e adormeceu.
Quando os barcos já estavam na parte mais profunda do lago, começou um vendaval e as ondas altas subiam por cima dos barcos, enchendo-os de água. Todos temiam naufragar. Pedro resolveu acordar Jesus e perguntar:
- Mestre, não lhe importa que morramos nesta tempestade?


 
FIG.1 Jesus levantou-se e ordenou ao vento e ao mar que se acalmassem. No mesmo instante tudo se aquietou. E Jesus voltando-se para os amigos falou:
- Onde está a fé de vocês? Quando estiverem a serviço do Pai, lembrem-se de manter a confiança n'Ele.
Os discípulos se olhavam admirados, perguntando-se quem era aquele homem que até o vento e o mar lhe obedeciam. Quando chegaram ao outro lado do lago era um novo dia.

Imagem relacionada


FIG.2 Ali vivia um homem considerado louco, que morava entre sepulturas. Nem correntes conseguiam prendê-lo porque tudo destruia com uma força descomunal e ninguem o podia amansar, nem atendia às súplicas de sua mãe. E andava sempre, de dia e de noite, pelos montes, gritando e ferindo-se nas pedras.



















FIG.3 Jesus tocou levemente a cabeça do homem e vendo que era dominado por espíritos malévolos e infelizes, falou-lhes:
-Deixem-no em paz.
O Homem estremeceu e, com uma voz que não era a sua, gritou:
-Jesus, filho de de Deus Altíssimo! Que quer conosco?

-Como se chama? Saiba que não venho atormentá-lo - falou ternamente Jesus.
- Nosso nome é legião porque somos muitos.
Por ali estava pastando uma manada de cerca de 2000 porcos e aqueles espíritos pediram:
- Manda-nos para aqueles porcos.
E logo depois a manada dispersou-se e precipitou-se por um despenhadeiro que ia ter ao mar.
E o que estava louco sentou-se e, calmo, em perfeito juízo, pediu a Jesus que pudesse acompanhá-lo.
- Não. Vai para a sua casa, para tua familia e conta-lhe como o Senhor teve misericórdia de ti e o que pôde fazer - respondeu-lhe Jesus.

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - poderes de jesus




FIG.4 E aquele que antes vivia subjugado por espíritos malévolos voltou à sua familia e começou a espalhar por toda a região as grandes coisas que Jesus fizera.


Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - poderes de jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário