quarta-feira, 27 de julho de 2011

LAZER

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

Iniciar a atividade explicando que lazer é uma atividade prazerosa realizada em momentos de parada do trabalho cotidiano para renovação das energias.Muitas vezes essa renovação é conseguida apenas com uma mudança de atividade.

Dividir participantes em subgrupos. Distribuir papel e lápis para os subgrupos solicitando que desenhem um único boneco, dando-lhe identificação(nome,idade,etc...) e o que faz nos momentos de lazer.

Pedir que um representante de cada subgrupo apresente o boneco para o grupo.

Orientar que amassem, o máximo que puderem, a folha onde está desenhado o boneco.Solicitar em seguida, que "voltem" as folhas ao que eram antes, desamassando-as.

ATIVIDADE REFLEXIVA

Dialogar com o grupo:
- Foi possível tirar todas as marcas do papel?
- E podemos tirar as "marcas" das ações que praticarmos em nossas vidas?

Ouvir as contribuições e refletir com o grupo:

- Muitas vezes, como aconteceu com os bonecos, vivemos experiências que podem marcar as nossas vidas ou de outras pessoas de forma favorável ou não.
- Nos momentos de lazer, como em qualquer outro de nossa vida, acontece o mesmo.Pode-se tornar uma experiência cuja consequência seja feliz ou não, para nós ou para as pessoas ao nosso redor:

EXEMPLO:

No jogo de futebol: Pode ser um momento de descontração, com o respeito entre as torcidas adversárias(anexo 1) ou de briga entre elas(anexo 2), trazendo tristes consequências para os torcedores e seus familiares.

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização- quarta-feira, 27 de julho de 2011 LAZER



Em uma festa: Posso fazer dessa festa um momento de confraternização sadia entre amigos e familiares(anexo 3) ou uma desculpa para cometer excessos desnecessários(anexo 4)

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização- quarta-feira, 27 de julho de 2011 LAZER

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização- quarta-feira, 27 de julho de 2011 LAZER

Pedir, caso queiram, que exponham para o grupo um momento de lazer que tenha trazido consequências felizes, interferindo através de questionamentos tais como:

- Como você se sentia antes desse instante de lazer?
- Essa experiência trouxe bem-estar para você? E para os outros?

Concluir dizendo:
- O lazer é um momento necessário, que pode contribuir para a saúde e o bem-estar.

- Quando no momento de lazer prejudicamos o corpo ou o sentimento, nosso ou de outras pessoas, responderemos pelas consequências físicas ou espirituais.

ATIVIDADE CRIATIVA

Com o grupo em círculo, apresentar a seguinte situação:

"Seu" João é um bom trabalhador de segunda a sexta-feira. Pontual,cumpridor de todos os seus deveres no lar e no trabalho.Tem os finais de semana livres e quer usar bem esse tempo. O que ele pode fazer?

Pedir aos participantes que sugiram tudo que lembrarem (técnica de explosão de idéias),ajudando Seu João a usar bem seus momentos de lazer. O grupo contestará as sugestões apresentadas caso tragam prejuizos físicos ou morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário