quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESTUDO INTRUMENTO DE PROGRESSO

4 A 7 ANOS

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA:

Apresentar um livro com história conhecida das crianças com gravuras e perguntar ás crianças se através delas, descobrem a história.

Ouvir as crianças. Mostrar em seguida um livro sem gravuras e indagar:
 E agora vocês podem me dizer do que trata esse livro?

ATIVIDADE REFLEXIVA:

Dizer que para saber o que está escrito no livro é necessário um conhecimento importante: saber ler.

Explicar que ler nos ajuda a muitas coisas como por exemplo: ler um aviso de perigo, um bilhete de um amigo, histórias maravilhosas, etc.

NARRAR: "NA HORA DE DORMIR"

Avaliar a compreensão da história através de perguntas:

Por que Ana Maria gostava tanto da hora de dormir?
Como Ana Maria se sentiu na noite em que a mamãe não leu para ela?
O que fez ela depois?
Foi fácil para Ana Maria aprender a ler?
Valeu o esforço da menina? por quê?

CONCLUIR:

Quando nos esforçamos em estudar, aprendemos muitas coisas que trazem alegrias e vão sempre ajudar-nos.

ATIVIDADE CRIATIVA:

Distribuir papel e colocar á disposição de todos os lápis de cor

Solicitar que as crianças desenhem um momento da história de que mais gostaram. O educador deverá escrever abaixo do desenho, a cena que a criança representou.
Juntar os desenhos conforme a narrativa e formar um livro, colocando uma capa e título.

NA HORA DE DORMIR

-Ana Maria está na hora de dormir!
Vocês pensam que a menina se queixava? Que nada!
Fig 1
Isso porque D.Diná mãe de Ana Maria contava lindas histórias para ela antes de dormir.
Era uma vez, um princípe...
Era uma vez a formiguinha Marivalda... .
Eram tantas aventuras!
Uma noite aconteceu uma coisa diferente...
D.Diná chamou a filha para dormir, como sempre, mas não trouxe nenhum daqueles livros maravilhosos. ..
Por quê?!!!!
A mamãe explicou que os óculos quebrados e não podia ler sem eles.





Fig 2
Ana Maria sentiu muita falta da história naquela noite...
No dia seguinte,a menina pegou um dos livros de história e abriu. Reconheceu as figuras. E as letrinhas? Ela não entendia nada! Não sabia ler!
A mãe vendo o interesse da filha, matriculou a menina na escola.
No ínicio não foi fácil! Ana Maria se esforçava e estudava com alegria!
Ás vezes aconteciam coisas para atrapalhar.



Fig 3
O gatinho provocava o cãozinho da casa ao lado. Era a maior confusão!
Nessas horas Ana Maria falava com o gatinho com muito carinho.

Meu gatinho bem levado
Meu gatinho do coração
Fique agora bem quietinho
Não pertube a lição.

Meu gatinho bem levado
Se agora nada aprender
Que farei com as histórias
Que eu tanto quero ler?



Fig 4
E o gatinho se acalmava e Ana Maria voltava a estudar.
O tempo passou...passou. ..
Ana Maria foi aprendendo cada vez mais.
Até que, em uma noite...
-Ana Maria está na hora de dormir!
A história começou:
- Era uma vez, um jardim Encantado onde morava uma flor que falava de verdade...
Vocês sabem quem leu a história naquela noite?



Fig 5

Foi a....

Nenhum comentário:

Postar um comentário