segunda-feira, 6 de junho de 2011

JESUS NOSSO MESTRE

OBJETIVO: apresentar Jesus como nosso mestre, pois veio ao mundo nos ensinar a seguirmos as Leis de Deus. Mostrar que a humildade é um dos ensinamentos de Jesus muito importante para que vivamos melhor.

- Jesus nos ensina que a humildade é condição essencial para a felicidade.

- Apresentar o hospital da floresta às crianças, onde bichinhos de brinquedo serão os pacientes, e as crianças serão os médicos e enfermeiros que irão socorrer e tratar dos pacientes.
-Uma mesa poderá ser o hospital, onde deverá ter um paninho onde serão colocados os animais.
- As crianças inicialmente deverão estar junto ao hospital.
-Colocar os bichinhos num outro local da sala.
- Traçar um caminho, de papel, do hospital até os animais com pegadas dos bichinhos. Prender este caminho no chão com durex, ligando o hospital ao local onde estão os bichinhos.
- A um sinal do evangelizador, os “funcionários do hospital” deverão socorrer os “pacientes/acidentados”. A cada sinal, duplas irão caminhando apenas sobre as pegadas no chão, pegam o paciente, e deverão retornar pelas pegadas do caminho, sem deixar o paciente cair. As crianças podem improvisar as macas, com por exemplo, folhas de papel.
- Interromper momentaneamente a atividade, e contar uma história que aconteceu naquele hospital:

 “A ENFERMEIRA DA FLORESTA”.

A vida lá na floresta é movimento todo o dia, de trabalho e alegria, da coruja elegante, ao pesado elefante.Toda manhã, tão faceira, lá vai a linda Joaninha! E bem na casa vizinha Mora uma velha toupeira, que pensa maliciosa:“Como é prosa a Joaninha Vestida toda de rosa. Onde irá essa orgulhosa?!...


”Um dia, fez-lhe a pergunta:– P’ra onde vai, Joaninha todo dia a mesma hora?Vai tomar chá com as amigas e jogar conversa fora?

Diz a gentil, Joaninha: - Tem razão, minha vizinha -As amigas já me esperam, tenho pressa, tenho pressa! E as línguas faladeiras não cansavam de dizer:– Lá vai Joaninha orgulhosa, muito prosa, toda de rosa! A vizinha não sabia é que a linda Joaninha,tão arrumada e meiguinha, era a melhor enfermeira que na floresta vivia.E por ser muito discreta sua ajuda era secreta.

Um dia a vizinha - coitada! -Sempre tão desastrada para vigiar a Joaninha subiu e... caiu da escada! Ficou muito machucada, foi levada para o hospital. Chorava que dava dó, dizendo que estava mal.

Disse então, Dr. Lobão: –Não chore, minha senhora, temos boa enfermeira que atende a semana inteira e sem cobrar um tostão, só com o amor do coração! Qual não foi sua surpresa quando chegou a enfermeira. Era a nossa Joaninha alegre e trabalhadeira e a vizinha constrangida, falava bem comovida:–Achei que eras orgulhosa, mas és humilde e bondosa.

A Joaninha, sorridente, falou, assim, bem contente:– Não pense mais nisso agora, vou cuidar bem da senhora.
Quando da perna cuidava a boa Joaninha ensinava: –Vivamos com humildade Buscando a felicidade.

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - A ENFERMEIRA DA FLORESTA

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - A ENFERMEIRA DA FLORESTA

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - A ENFERMEIRA DA FLORESTA


Conversar sobre a história com as crianças.


- Retomar a atividade do Hospital da Floresta, dizendo que lá há vários bichinhos doentes e que elas foram escolhidas para cuidar deles, como fez a enfermeira Joaninha. Deixar as crianças brincarem livremente de tratar dos animais. Com isto reforça-se o conceito de solidariedade, bondade e gentileza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário