segunda-feira, 13 de junho de 2011

AMAR O PROXIMO COMO A SI MESMO




OBJETIVO: Sensibilizar os participantes para a convivência fraterna e aceitação do outro

DESENVOLVIMENTO:


Distribuir e ler a Parábola.

“O Reino dos Céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos. E tendo começado a tomar as contas, apresentou-se-lhe um que lhe devia dez mil talentos. E como não tivesse com que pagar, mandou o seu senhor que o vendessem a ele, e a sua mulher, e a seus filhos, e tudo o que tinha para ficar pago da dívida. Porém, o tal servo, lançando-se-lhe aos pés, fazia-lhe esta súplica: Tem paciência comigo, que eu te pagarei tudo. Então o senhor, compadecido daquele servo, deixou-o ir livre e perdoou-lhe a dívida. E tendo saído este servo, encontrou um de seus companheiros, que lhe devia cem denarios; e lançando-lhe a mão à garganta o asfixiava, dizendo-lhe: Me paga o que me deves. E o companheiro, lançando-se-lhe aos pés rogava, dizendo: Tem paciência comigo, que eu te satisfarei de tudo. Porém ele não atendeu: retirou-se e fez que o metessem na cadeia até pagar a dívida. Porém os outros servos, seus companheiros, vendo o que se passava, sentiram-no fortemente e foram dar parte a seu senhor de tudo o que tinha acontecido. Então o fez vir seu senhor e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei a dívida toda, porque me vieste rogar isso; não devias , logo, compadecer-te igualmente do teu companheiro, assim como eu me compadeci de ti? E, cheio de cólera, mandou seu senhor que o entregassem aos algozes, até pagar toda a dívida. Assim também vos tratará meu Pai celestial, se não perdoardes, do íntimo de vossos corações, aquilo que vos tenha feito vosso irmão.” Mt. 18:23-25

Dividir em grupos e solicitar que cada grupo e estabeleça as possíveis relações entre essa parábola as nossas dificuldades evolutivas e a Misericórdia do Pai em nossas vidas.

Partilha de alguns voluntários

Distribuir a letra da Oração de S. Francisco e solicitar que em dupla partilhem as lições contidas na oração e o tema estudado

Coloque a música sobre a oração. Peça que ouçam em silêncio absorvendo a mensagem que é passada. Após alguns minutos em silêncio, solicitem que cantem dando-se conta dos seus sentimentos.

Colocar em forma de cartaz a frase: Amai ao próximo como a si mesmo

Solicite que cada participante coloque, em uma palavra, o sentimento que oferece ao grupo nesse momento.

Fechamento da Coordenação: retomar a regra de ouro. Colocando também em forma de cartaz:

Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas. Mt. 7:12

Um comentário:

  1. Parabéns Alice.
    O blog está muito bonito!
    Deus Te Abençõe.

    Com Carinho
    Elaine Saes

    ResponderExcluir