domingo, 15 de maio de 2011

AMOR: DO EGOCENTRISMO AO ALTRUÍSMO

OBJETIVOS: Desenvolver sentimentos de amorosidade nas ações da vida cotidiana.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA: Pedir que, observando os anexos 1 e 2, identifiquem quais são as pessoas que estão tendo um gesto de amor. Explorar as gravuras da melhor forma possível.


ATIVIDADE REFLEXIVA

Comentar sobre as atitudes amorosas, continuando o diálogo com as perguntas:
– É bom receber carinho da mamãe, do irmãozinho, da vovó ou do vovô?– Você fica feliz quando sabe que alguém gosta de você?– Você fica feliz quando pode ser carinhoso com alguém ?

Narrar, com fantoches ou teatro de varetas: CARINHO PARA O VOVÔ.

Perguntar:
– O vovô João era o vovô de verdade da Cissa?– Por que as pessoas velhinhas merecem maior atenção e carinho?– Que coisas podemos fazer para mostrar que temos amor no coração:– para as plantas?– para os animais?– para as pessoas?

ATIVIDADE CRIATIVA

- Pedir que dramatizem situações de respeito e amorosidade. Sugerir situações como, por exemplo:
a) Um vizinho já velhinho está sozinho e de cama, sente muita sede e pede ajuda. Você da sua casa ouve. O que você pode fazer?
b) Sua mãe está amamentando seu irmão bebê. O outro irmãozinho fugiu para a rua, onde passam muitos carros. O que você pode fazer para ajudar?
c) Você e sua irmã menor estavam saindo da praia. Ela, sem chinelos, na areia quente e você calçado. O que você pode fazer?
HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE

Sentados na rodinha, pedir que, movimentando lentamente a cabeça, cada um mande um olhar carinhoso para todos os colegas... Agora também um sorriso para todos... Fechar os olhos e respirar calmamente.

Sou feliz. Sinto carinho por todas as pessoas.



CARINHO PARA O VOVÔ
VELHINHO
- Ai, como estou cansado! O sol está quente! Vou procurar uma sombra para descansar.
MENINA
- Coitado daquele vovozinho, parece tão cansado... Será que ele precisa de alguma coisa? Vou até lá perguntar a ele (aproximar-se do velhinho). Bom dia, vovô.
VELHINHO
- Bom dia, menina.
MENINA
- O senhor está indo p’ra longe?
VELHINHO
- Sim, minha menina. Saí bem cedinho de casa e vou ver meu irmão que está doente. Mas as pernas já estão fracas e eu tenho de andar devagar e ir parando aqui e ali.
MENINA
- E o vovô não quer entrar um pouquinho para tomar um café? Papai está lá em casa e o senhor poderá bater um "papinho" com ele...
VELHINHO
- Que bom, minha menina. Preciso de um café, senão acho que não vou agüen-tar a caminhada. Meu nome é João. E o seu?
MENINA
- O meu é Cissa. Então, vamos.
Papai, mamãe! Arranjem um café para o vovô João
Não!... Deixem!... Eu mesma vou preparar. (sai)
PAI
- Bom dia, senhor. Fique à vontade. A casa é pobre mas sempre tem lugar para os amigos.
VELHINHO
- Como é bom estar aqui... Gente boa, que respeita a idade. Já trabalhei muito... Este meu braço já construiu muitas casas... Mas, agora... não tenho mais forças e estou só.
PAI
- Só, não está! Está agora conosco.
MENINA
- (voz de fundo). O seu café está pronto e quentinho, vovô João. Venha tomá-lo aqui.
VELHINHO
- (caminhando em direção à menina saindo de cena). Hum! Que cheiro bom! Como posso agradecer , minha menina? Você é tão boa e gentil.
PAI
- Coitado do velhinho... temos de tratá-lo com carinho, não é mesmo, crianças?
VELHINHO
- (Voltando) Há quanto tempo não me sentia assim tão feliz! Fico muito agrade-cido por tudo. Desculpem-me mas tenho de continuar minha caminhada pois vou para longe.
PAI
- Vou levá-lo até o portão (caminham para a saída).
MENINA
- Eu também vou! (sai atrás do pai).
CACHORRO
- Au! Au! Au! (sai atrás da menina).
GATO
- Miau, miau! (sai atrás do cachorro com um pintinho sobre sua cabeça).
VELHINHO
- Adeus! Adeus! Quantos amigos eu ganhei! Quantos amigos! Como sou feliz!


EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL - LFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário