terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CONHECENDO O CORPO - O ROSTO/ OS SENTIDOS

UNIDADE – MINHA VIDA

OBJETIVO: Identificar importantes partes do corpo, suas funções e sua utilização para o bem.

ATIVIDADES:
Levar um bichinho (reália ou brinquedo) e comparar suas feições com as das crianças, orientando a observação, através de perguntas, conforme a espécie escolhida. Exemplos:

• As orelhas deste bichinho são parecidas com as nossas?
• Os olhos são dos lados (no caso das aves) ou na frente como os nossos?
• Ele tem boca ou tem bico?

Ressaltar a importância das semelhanças e diferenças.

Fig.1 Exemplo: o passarinho tem um biquinho fino e não uma boca igual a nossa para poder pegar bichinhos em pequenos buracos e assim alimentar-se. Dizer que o Papai do Céu cuidou de tudo que criou com muito amor para que todos tivessem meios de viver.

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - CONHECENDO O CORPO - O ROSTO/ OS SENTIDOS

Apresentar a boneca Naná, uma boneca de pano sem rosto e sem cabelos (anexo 1), confeccionada previamente se possível em tamanho médio ou grande (ela será também usada nos próximos encontros).

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - CONHECENDO O CORPO - O ROSTO/ OS SENTIDOS

Perguntar:
- O que está faltando nesta boneca?
Ouvir as crianças e dizer e dizer que vamos ajudar Naná a ter um rostinho igual ao nosso. Pedir que cada criança diga uma parte que falta e à medida em que forem falando, colocar as peças já recortadas em feltro (ou contas ou botões) e perguntar, sempre estimulando a criança a falar primeiro(só depois dar exemplos):

Para que servem os... (olhos, nariz, etc.)?
Por que são tão importantes para nós?
Que coisas boas podemos fazer com: - os olhos (ver tudo que está à nossa volta, olhar o irmãozinho para que não se machuque; procurar e apanhar o que mamãe precisa, ver os carros quando atravessamos a rua...);
- a boca? (comer, beber água, falar palavras educadas: por favor, obrigado...; falar coisas alegres para o amiguinho que está triste; dizer para a mamãe e para o papai que gosta muito deles...);
- os ouvidos? (ouvir as coisas bonitas que os amigos falarem; ouvir histórias; ouvir músicas que nos faça ficar alegres e calmos...);
- o nariz? (sentir o cheiro das flores, respirarem bem para o corpo ter saúde...)
Completado o rosto da Naná, oferecer fios de lã grossa para as crianças fazerem os cabelos da boneca.
Propor às crianças brincarem de roda com Naná, que agora já é uma amiguinha do grupo.
Pedir que todos sentem em rodinha ficando bem quietinhos, em silêncio. Agradecer:

“Papai do Céu, obrigado (a) porque posso ver ouvir e falar”.



FONTE - LFC

3 comentários:

  1. Olá,Alice!
    Achei muito interessante esta atividade ensinando sobre a importância do corpo humano para as crianças.Estava mesmo precisando de uma idéia aqui pra explorar esse tema com a minha pequena.
    Abraços,
    Bergilde

    ResponderExcluir
  2. Perfeita sua aula,..justamente o q eu estava procurando. Só irei acrescentar os cuidados com o corpo...

    Seu blog é lindo!

    Beijos e muita paz

    ResponderExcluir