domingo, 1 de agosto de 2010

DINÂMICAS

Resultado de imagem para RETALHOS COLORIDOS

CONSTRUINDO COM RETALHOS – TRABALHO EM EQUIPE Coloque sobre uma superfície, muitos retalhos coloridos, de todos os tamanhos; algumas poucas agulhas, linha, pincéis atômicos, borrachinhas de prender dinheiro... Informe ao grupo que devem construir algo com todos este material. O trabalho é feito por uma única equipe e todos devem procurar participar de alguma forma. Não poderá sobrar nenhum pedaço de pano sem utilidade. Análise da dinâmica: - o que decidiram construir? (boneco, colcha, árvore, corda...) - que idéias surgiram anteriores a opção escolhida para construir? - porque escolheram está criação? - como sentiram-se com tão pouco material para tantas pessoas construírem? Alguém sentiu-se isolado do grupo, acomodado ou mandão demais? UM OBJETO, SEU SIGNIFICADO PARA MIM-EXPRESSAR IDÉIAS E SENTIMENTOS Distribua sobre uma superfície muitos objetos, das mais variadas utilidades, tamanhos e que despertem interesses dos mais diversos. Cada indivíduo deve escolher um objeto para si e depois explicar ao grupo o que o levou a fazer tal escolha. Que sentimentos estavam guardados dentro de si que este objeto despertou? MINHA CARACTERÍSTICA NUM BALÃO – QUEBRA-GELO, INTEGRAÇÃO, AMIZADE Distribuir pincel atômico, balões coloridos. Cada um deverá encher seu balão, escrever características que gosta em si mesmo e fazer um desenho que lhe caracterize. Misturar os balões, fazer com que cada um pegue aleatoriamente um balão (que não o seu). De costas p/ o grupo, um a um deverá descrever o que está escrito no balão que pegou e tentar adivinhar de quem são tais características. Dizer porque achou que era está pessoa; Pedir a quem escreveu porque se julga assim; Se quem pegou o balão errou o nome do dono, pedir que o grupo indique de quem acham que é e porque. O QUE PRECISO DE AJUDA PARA MELHORAR EM MIM – SOLIDARIEDADE ENTRE COLEGAS Escrever em um bilhetinho uma característica que não gosta em si mesmo. Colocar o bilhete em um saco fechado. Misturar. Pedir que cada um pegue um papel, tendo o cuidado para não pegar seu próprio papel. Alertar o grupo de que não deve criticar o colega, já que este está expondo uma dificuldade sua e não está ali para ser apontado, mas para se abrir e talvez ser ajudado. Estipular um prazo para quem pegou o bilhete agir como um amigo secreto. Que observa o colega, envia mensagens, recados ocultos tentando auxilia-lo e vencer tais dificuldades com conselhos amigos. CORRIDA DO SACO COM DOMINÓ DAS VIRTUDES Construir 2 a 3 kits de dominós em papelão com número grande de peças e de preferência que em uma extremidade da peça de dominó esteja escrito uma virtude e na outra figura que ilustre virtude diferente. (Ex: se na primeira extremidade estiver escrito amor, a figura pode ilustrar o que está escrito em outra peça, como tolerância, por exemplo) Divide-se a turma em grupos de mesmo número e dar para cada grupo um saco gigante. Em cada equipe deve ter alguém em um lado entregando as peças do jogo; no lado oposto alguém montando e correndo dentro do saco uma dupla ou trio para levar as peças que serão montadas de um lado para o outro. A intenção é trabalhar em equipe pois quem monta deve ser rápido e pedir a peça certa. Quem leva as peças de um lado para outro não pode jogar de longe, nem gritar a peça que quer de longe, deve esperar para fazer isso somente quando chegar diante do colega que tem esta tarefa, devem jogar sem cair ou se machucar, pulando de um lado ao outro da sala para montar seu dominó corretamente. Vencerá o grupo que montar corretamente em menor tempo. ABRINDO JANELAS – RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO, SABER SE EXPOR ENTREGUE UMA FOLHA XEROCADA DESTE TEXTO PARA CADA ALUNO. CADA ALUNO DEVE (UM POR VEZ) ESCOLHER UMA FRASE ALEATÓRIAMENTE E LER EM VOZ ALTA . APÓS ISSO, RAPIDAMENTE OLHA PARA UM COLEGA QUE DEVERÁ RESPONDER A PRIMEIRA COISA QUE DER NA CABEÇA quando penso no futuro, eu me vejo... quando estou num grupo novo, eu me sinto... quando entro numa sala cheia de pessoas estranhas, eu... quando estou preocupado, numa situação nova, geralmente, eu... quais normas sociais me fazem sentir... sinto- me mais feliz quando... neste momento estou sentido que... o que mais me inibe em situações em reuniões é... eu me sinto integrado num grupo quando... quando alguém atrapalha a realização de um plano meu, eu... no dia do meu aniversário eu... fico muito alegre quando... tenho uma enorme vergonha de... o que mais me entristece é... minha maior esperança é, um dia... às vezes eu me sinto como se... sinto-me mais próximo de alguém quando... para mim, receber ordens de outra pessoa me causa... a emoção que mais dificuldade sinto de controlar... quando os outros, num grupo permanecem em silêncio, eu ... não ser compreendido por outras pessoas me causa... quando, num grupo, alguém fala o tempo todo, eu... tenho muito medo de... meu ponto forte é... o que mais me irrita é... adoro... detesto... meu ponto fraco mesmo é... produzo muito mais quando... agora, estou querendo muito... quando penso na morte, eu... fora do ambiente de trabalho eu... quando sou repreendido injustamente, eu... quando tenho uma grande dificuldade, eu... num grupo estranho, sinto medo de ... tenho vontade de retirar-me de um grupo, quando... a coisa mais importante do mundo pra mim. É... se não me falha a memória a última vez que eu chorei foi... ao receber uma tarefa de muita responsabilidade, eu... uma pessoa, para ser minha amiga, tem que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário