terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ANJO DA GUARDA













OBJETIVO: mostrar ao grupo que estamos sempre acompanhados de Benfeitores Espirituais, de Protetores e Guias, bem como de nossos Espíritos Familiares. Explique ao grupo quem são e porque eles cuidam de nós.

MATERIAL: retângulos de papel e lápis, uma caixa ou sacola para colocar os papéis para sorteio.
COMO APLICAR: Escreva o nome de cada aluno no papel e dobre, colocando-os na caixa. Toda a turma irá retirar um nome da caixa, como um amigo secreto, sendo que ninguém deve retirar seu próprio nome. Cada aluno irá ser o Anjo daquele que sorteou e, dessa forma, também terá seu Anjo, pois seu nome será retirado por um colega. Se a sua turma for grande, você pode formar famílias de dois ou três componentes, ou seja, um Anjo estará protegendo um grupo. Estabeleça uma série de tarefas em que cada Anjo irá aconselhar, intuir, ajudar ou interferir. As tarefas devem variar de simples, em que se precisa de pouca ou nenhuma ajuda, a tarefas mais complexas, onde a ajuda e os conselhos são necessários.
Exemplo:

- mudar de bairro

- interromper os estudos

- irmãos com dificuldade de relacionamento

- pais ausentes

- saber do roubo de uma prova na escola

- mentir por alguém

- espalhar algo que lhe foi confidenciado

- receber um troco errado

- falta de respeito as pessoas

- maltratar bichos
- cuidar da natureza

- desperdício de comida

- palavrões e brigas

- não adquirir vícios

Ao final, conversar com a turma sobre como foram dados os conselhos, que atitudes foram seguidas, que atitudes foram repensadas, se prestamos atenção aos conselhos, se o conselho ou ajuda teve papel preponderante, o que isto acrescentou no meu modo de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário