sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMO TRABALHAR POESIA

1-SARAU

NÚMERO DE PARTICIPANTES: individual

MATERIAIS: caixa de papelão,folha de papel sulfite A4,lápis de cor, lápis preto,poemas.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Dias antes da realização desta atividade peça aos alunos que pesquisem em casa com a ajuda dos pais, um poema. Logo após, redigem o material encontrado em uma folha de sulfite,colocam o nome e levam os trabalhos para a evangelização. Na data da dinâmica recolha todos os textos e coloque-os em uma caixa de papelão encapada previamente. Solicite às crianças que definam uma ordem para que, uma a uma “sorteie” um papel e leia-o em voz alta para a classe. Quando as poesias acabarem, a turma escolhe aquela com a qual mais se identificou e cada uma faz um desenho relacionado a ela. Por fim, organizam um mural com a produção.

2-VAMOS REESCREVER?

NÚMEROS DE PARTICIPANTES:grupos (2 4 alunos)

MATERIAIS:canetinhas coloridas,folhas pautadas, lápis preto, papel color set, poemas diversos.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Divida a classe em grupos de 2 a 4 alunos e leia alguns poemas para todos. Aproveite para ensinar as crianças a declamar com entonação,pausa e ritmo. Entregue uma folha com os textos lidos anteriormente e peça que substituam determinadas palavras e versos por outros de criação própria, reescrevendo-os de forma coletiva. Então, reproduzem a obra no papel color set e colem-na em uma parede da sala de aula.

3- A RIMA DAS PALAVRAS

NÚMERO DE PARTICIPANTES: individual

MATERIAIS: borracha,canetinhas coloridas, folhas pautadas,lápis preto.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Explique à classe que a rima é a correspondência dos sons finais entre as palavras ou entre dois ou mais versos. Dê alguns exemplos para que esse conceito fique mais claro. Então estimule as crianças a escrever, em uma folha pautada 5 vocábulos quaisquer com as canetinhas coloridas,sendo um em cada linha. Depois, trocam os papéis com um colega para que este redija uma palavra que rime com a já escrita, como “amor” e “calor”. Logo após,solicite que leiam em voz alta as combinações que fizeram e produzam em duplas, um pequeno poema com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário