sábado, 26 de setembro de 2009

RESPEITO A PROPRIEDADE ALHEIA

A Lição do Guarda-Chuva

Fig.1 – Numa casinha cercada de flores, morada uma família muito feliz: a mamãe e seus dois filhinhos: Tito e Tita. Tito e Tita são muito bons filhos, gostam de estudar, de ajudar a mamãe, mas também gostam de fazer uma coisa muito, muito feia! Tito e Tita têm a mania de mexer no que não lhes pertence!

Fig. 2 – Imaginem vocês que, num dia de chuva, a mãe deles recebeu uma visita e, muito educada, pendurou o guarda-chuva da visita para secar. Mas adivinhem o que fizeram as crianças? Saíram escondidas e apanharam o guarda-chuva da visita, fugiram para o rio e fizeram o guarda-chuva de barco.

Fig. 3 – Mas, o que eles não esperavam, aconteceu: a água corria com muita força e foi carregando o barquinho. E eles, sem saber o que fazer, começaram a gritar. Mas, por ali não havia ninguém que pudesse ajuda-los.

Fig. 4 – E agora? Foi aí que aconteceu o pior: deu uma ventania que eles não esperavam e foi levando o guarda-chuva para cima, subindo, subindo... Quando o ventou parou, sabem onde foram parar as crianças? Tchibum!!! Dentro da água! Ai que medo! Eles não sabiam nadar!
- Socorro! Socorro! - Gritavam os dois.
Fig. 5 – Havia ali um pescador e ele pescou os dois irmãos com um anzol.
- Ai que frio! - Gritava Tita
- Engoli muita água e estou tonto! - Falava Tito
O pescador quis saber o que tinha acontecido e, chorando muito, eles contaram o gesto feio de apanhar o guarda-chuva da visita para brincar. Então, o pescador brigou com os dois e fez com que eles prometessem nunca mais apanhar nada de ninguém, nem mexer no que não lhes pertencia. O pescador secou a roupinha molhada das crianças e Tito e Tita agradeceram muito a ele por tê-los ajudado e foram embora para casa, muito tristes.

Fig. 6 – O que iriam dizer a boa mãezinha? Pensaram, pensaram e acharam melhor contar toda a verdade e pedir-lhe desculpas, afinal isso é o certo. E então fizeram isso. Chegando em casa, contaram tudo e pediram desculpas a mãe e a visita também. A mamãe ficou muito triste e preocupada, pois não podia imaginar que seus filhinhos fizessem uma coisa tão feia.
Tito e Tita nunca mais esqueceram a lição do guarda-chuva. E desde esse dia, não mexeram em mais nada de ninguém e sempre cuidavam muito bem de tudo o que as visitas deixavam em sua casa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário