quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HIGIENE

O CORPO - INSTRUMENTO DO ESPÍRITO

TEMA- HIGIENE DO CORPO


Apresentar uma faixa de papel com a seguinte frase:

"NOSSO CORPO É NOSSO INSTRUMENTO DE TRABALHO NA TERRA".




Dividir a turma em grupos para comentá-la.



Ouvir as conclusões, complementando- as.



Apresentar outra faixa com a pergunta:



COMO DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO CORPO?


Ouvir as conclusões, procurando globalizar os aspectos saúde, higiene e segurança física.



Dividir a turma em 3 grupos: SAÚDE - SEGURANÇA FISICA HIGIENE

Pedir que cada grupo faça um cartaz sobre aquilo que entendeu, focalizando o aspecto que coube ao grupo como tarefa.

Oferecer a turma material necessário para o trabalho.

CUIDADOS COM O CORPO

MUSICA

É BOM

CASSI SALLES - SALVADOR - BA

É bom ter as roupas limpinhas assim,
Escovar os dentes com cuidado assim,
Tomar todo dia um banho assim
Comer todo almoço e ser forte assim

É bom ter as unhas cortadas assim,
Comer lindas frutas lavadas assim
E chegando a noite sentir sono assim
Deitar na caminha e dormir assim.


Perguntar aos evangelizandos:

- Por que devemos escovar os dentes?

- Precisamos tomar banho? Por que?

- Por que devemos cortar as unhas?

Após ouvir as respostas, o Evangelizador manterá um diálogo com as crianças, utilizando ilustrações (tomar banho,lavar as mãos, cortar as unhas, escovar os dentes, etc)

Prosseguir fazendo um convite as crianças para colaborarem na confecção de um mural.

Esclarecer às crianças que o mural deverá conter gravuras de objetos e produtos usados na higiene do corpo como:



- sabonetes, pasta de dente, escova de dente, pente, tesoura de unhas, etc.

- gravuras de crianças ou adultos praticando hábitos de higiene como: tomar banho, lavar roupa, escovar os dentes, pentear os cabelos.

Após a confecção do mural, o evangelizador reforçará os conceitos, formulando as seguintes perguntas:

- Quem dá vida ao corpo?
- Quem criou o nosso corpo?
-Por que precisamos cuidar do corpo?

- Como podemos cuidar do nosso corpo?


Ouvir as respostas avaliando a assimilação do conteudo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário