domingo, 23 de agosto de 2009

TEMA: LEI DE SOCIEDADE

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL – NÚCLEO ESPÍRITA “O SEMEADOR”
CICLO I – FAIXA ETÁRIA: 6 A 7 anos –·
OBJETIVO INFORMATIVO: Informar que Deus fez o homem para viver em sociedade.


· OBJETIVO FORMATIVO: Formar na criança hábitos de conduta mais pacientes para com o próximo através da consciência de que dependemos uns dos outros.

· MATERIAL: Arvore com frutos , grande, desenho de rio passando perto da árvore, deixar previamente colado na parede da sala. Massa de modelar, cartolinas brancas, lápis, borracha, lápis de cor, fita dupla face.

1) INCENTIVAÇÃO INICIAL

Alguém já viu uma floresta? Em desenhos, filmes, etc... Quem pode me dizer o que tem em uma floresta? Árvores, animais, rios...
Então vamos montar uma, divide-se a classe em turmas, dá-se pedaços de cartolina para cada grupo, cada criança fica responsável por desenhar e pintar uma parte, ou seja, um papagaio, um passarinho, coelho, flores, tartaruga, sol, nuvens, coruja, ......
Depois de pronto, solicitar que as crianças prendam na floresta que está na parede da sala.

2) DESENVOLVIMENTO:

A evangelizadora que vai contar a história senta-se próximo á floresta e começa a manusear a massinha enquanto vai conversando com as crianças, _ Nessa floresta que fizemos agora , moram muitos animais, inclusive uma tartaruga (moldar a tartaruga), como esta aqui, vamos dar nome a ela? (crianças escolhem o nome) , era muito inteligente e gostava muito de passear pela floresta, mas era muito nervosa, não tinha paciência com nada, nem com ninguém ,não tinha amigos, vivia isolada, se alguém vinha pedir ajuda ela já ia resmungando – Não tenho tempo nem paciência para ajudar! Um dia estava ela passeando pela floresta quando ouviu um gemido, era o coelhinho (moldar coelhinho) que havia dado um salto muito alto e machucou a perna: _ Dona xxxxxx me ajude! Estou com muita dor! _ Ora se vou ajudar, se não ficasse pulando por aí, não teria se machucado! Nisso veio o macaco (moldar) e a coruja (moldar) e ajudaram o coelho. De outra feita o macaco pediu para que a tartaruga o ajudasse a melhorar na leitura, pois ele tinha dificuldade e sabia que ela sabia ler muito bem _ Não tenho paciência de ensinar nada a ninguém! A coruja (moldar) que tudo ouvia ofereceu-se para a judar o macaco. Um dia o filhote (moldar) do sabiá que morava na árvore grande, num momento em que a mãe havia saído para buscar comida, caiu do ninho, todos vieram socorrer, ele estava muito machucado _ Dona xxxxxxx por favor, chame o médico que mora perto de sua casa que vamos tentar enviá-lo de volta ao ninho! _ Até parece! Já não tenho filhos, não tenho paciência com estrepolias de criança! E foi-se embora.
Mas em um belo dia Dona xxxxxx estava passeando quando tropeçou em uma pedra e rolou morro abaixo, (moldar morro) ficando de barriga para cima exposta a um sol muito forte, e começou a gemer e pedir por socorro _ socorro! Alguém me ajude! Estou com dor, estou queimando! Todos os bicho ouviram os gritos de socorro e foram ver quem pedia por socorro, ao verem que era a dona xxxx, ficaram em dúvida se ajudavam ou não, pois ela era sempre tão impaciente com todos, mas o sabiá veio decidido e desvirando a tartaruga falou, _vamos gente, vamos ajudar! Chamem o médico! _ Mas porque vamos ajudar! Ela não se importa com ninguém! Disseram todos.
_ Ora gente (respondeu o sabiá) Nós vivemos em uma floresta e dependemos uns dos outros para sobreviver e aprender, se formos agir como a dona xxxx aonde vamos parar! Não iremos sobreviver! Todos com as sábias palavras do Sabiá correram a ajudar dona xxxx.
Desde esse dia dona xxxx, continua fazendo seus passeios pela floresta, mas só que agora, fique muito atenta para ver se não tem ninguém precisando de ajuda e até está dando aula de alfabetização para os animaizinhos carentes.

Na nossa vida, não nascemos sabendo, tivemos que ter pessoas com paciência para nos ajudar a dar os primeiros passos, a falar e depois, na escola, tivemos que ter professores a nos orientar, e assim por diante. Todos nós fomos criados por Deus para viver em sociedade, se não fosse assim porque iríamos nascer com a capacidade da fala? Da comunicação? Ninguém nasce sabendo, então uns ajudam os outros, os que sabem ensinam aqueles que ainda não sabem e assim por diante. E é através da convivência com as outras pessoas que aprendemos a amar, a praticar a caridade, a fazer o bem, pois essas coisas não seriam possíveis se não convivêssemos uns com os outros.
Já pensaram se cada um vivesse por si como a tartaruga? Se as pessoas resolvessem viver isoladas? Vamos imaginar o que aconteceria: Na escola a professora só colocaria a lição na lousa e não explicaria nada, não teríamos médico, porque quem iria ensinar a medicina? Já que ninguém iria ajudar ninguém, em casa os pais e os filhos ficariam sem conversar.
Por isso que temos de ser tolerantes uns para com os outros. Alguém pode me dizer o que é ser tolerante?(ter paciência, aceitar a limitação do outro, pois também temos as nossas limitações).Sabe porque temos de ser tolerantes ? porque todos nos temos necessidade uns dos outros , muitas vezes precisamos que sejam tolerantes conosco, sem a cooperação de uns para com os outros jamais evoluiríamos.

3) ATIVIDADE:

Dividir a sala em dois ou três grupos, será dado cinco minutos para que se organizem e representem situações onde seríamos tolerantes: ex. professora ensinando, balconista atendendo em fila de banco ou loja. Deixar a princípio livre, deixar que usem de criatividade, se perceber que há dificuldade pode-se propor algum tema. ( dei uma aula sobre tolerância para crianças de seis anos e foi muito engraçado, um grupo representou a mãe brigando por causa da bagunça e vinha outra pessoa, não lembro se pai ou avô,

4) AVALIAÇÃO/FIXAÇÃO:
Dar massinha para as crianças e cada uma vai moldar a parte da história que mais gostou, pode ser um bichinho, uma árvore, uma flor, deixar livre, mas dentro do tema moldar o que ela achar que mais marcou.
5) PRECE FINAL

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