quinta-feira, 13 de agosto de 2009

RESPONSABILIDADE

Objetivo: Ajudar os evangelizandos a perceberem a necessidade da responsabilidade em tudo que se faz.

Prece

1- O que é responsabilidade?
É a obrigação de responder pelas conseqüências dos próprios atos e o compromisso de cumprir com a palavra dada.
2 - Todos têm responsabilidades?
Todo tem liberdade de pensar , ajuizar e conseqüentemente de escolher como agir. Então temos responsabilidade pelo mal que fazemos e mérito pelo bem que praticamos. Até os seres da natureza têm suas responsabilidades: as plantas produzem o oxigênio, o Sol aquece e ilumina, a Lua é responsável pelas marés, os ratos devem fazer com que não haja tantas baratas...
Todos nós temos um papel importante no universo e somos responsáveis por cumpri-lo.
2.1 - Se temos responsabilidades, quais são?
- Com Deus: responsabilidade moral, que nos leva a nos esforçar por tentar cumprir suas leis, na busca por sermos pessoas melhores para os outros e para nós mesmos.
- Com nossos pais:cumprir a nossa parte nas tarefas domésticas ou pelo menos não dar trabalho, estudar. Quando eles forem velhos, cuidar deles, da mesma forma que cuidam da gente quando somos crianças.
- Com os amigos: ajudar em tudo que pudermos.
- Com a escola: estudar , ser disciplinado, educado.
- Com o próximo : ajudar quem quer que seja: negros, brancos, amarelos, pobres, ricos, porque é nosso dever cristão.
- Com o trabalho : ter disciplina , obedecer à hierarquia, desde que não recebamos ordens ilegais ou imorais, e manter a ordem.
- Com a sociedade em geral: Não causar danos aos bens públicos, não sujar a cidade, ajudar os necessitados e, sempre que possível, ensinar o que sabemos de bom a quem pudermos.
- Conosco mesmos: Fazer o máximo que conseguirmos para que sejamos pessoas melhores e felizes.
* Além de tudo isso, somos responsáveis pelo que falamos. Se dissermos a uma pessoa que vamos a casa dela há tal hora, temos que cumprir, a menos que algo muito grave aconteça. Se prometermos não contar um segredo, é forçoso manter a palavra.
3 - Porque temos que ter responsabilidade?
Porque o dever é a lei da vida. Temos dever moral, e o cumprimento do dever por cada um é governado pelo livre-arbítrio.
Deus criou os homens todos iguais, todos sofremos pelas mesmas causas (orgulho e egoísmo), para que cada um avalie o mal que fez, além do que pode fazer para melhorar. Temos o trabalho que é a lei natural e é uma necessidade para a civilização e aperfeiçoamento da humanidade.
4 - O que acontece com quem não tem responsabilidade?
Provoca a desordem. Porque temos que educar nossos hábitos e se não tivermos freios às conseqüências são desastrosas. O progresso é determinação divina, de tal forma que teremos que evoluir um dia. Se não arcamos com nossas responsabilidades e levamos a vida no "oba-oba", acabamos ficando "endividados" com as leis divinas e nossas dificuldades aumentam.
Do trabalho tiramos nosso sustento, nossa segurança e bem-estar, além de contribuir com a sociedade através dele. Se a pessoa não é responsável, dificilmente para em um bom emprego, vai mal na escola e chateia os pais e amigos.

Um comentário: